Capítulo Cento e Vinte e Nove: O Olho do Inferno
Seguindo a direção para onde Hong Li apontava, vi que Liu Sanshou, por estar com a cabeça erguida para ler o documento, mantinha a coluna muito reta, deixando à mostra a parte inferior de suas costas, bronzeadas e vazias, sem nada ali.
Lancei um olhar de dúvida a Hong Li, sem entender exatamente o que ela queria dizer, mas, ao fixar novamente o olhar, percebi que o velho cachimbo, que nunca se afastava de suas mãos, havia desaparecido.
Eu me lembrava perfeitamente de que, na noite em que escapamos das presas do rei dos lobos, ele ainda estava com o cachimbo aceso. Não tínhamos passado por nenhuma situação de emergência extrema no caminho, então como ele poderia ter perdido seu cachimbo?
Nesse momento, Liu Sanshou afastou o papel do rosto e nos disse:
— Estes soldados japoneses pertenciam ao Exército de Kwantung, a famosa elite conhecida como a Flor do Exército Imperial. Eles descobriram aqui um organismo desconhecido de codinome "Shantouzu". O documento não detalha o que é, apenas menciona que é extremamente perigoso e ordena uma evacuação imediata.
Evacuação imediata?
Minha mente voltou à última ação do dono daquele documento antes de morrer: ele estava segurando o papel, pronto para sair do quarto e ordenar a retirada?
No entanto, ao observar Liu Sanshou agora, até sua respiração me parecia fingida. As reações desse velho durante toda a jornada estavam estranhas. Seria um problema que surgiu após deixarmos Chengdu, ou será que o velho à minha frente não era o mesmo Liu Sanshou que eu conhecia?
— O que foi? Estão assustados? — Ao ver que permanecíamos em silêncio, Liu Sanshou soltou uma risadinha. — Não se preocupem. Se houvesse algo, já estaria morto há muito tempo. Mas sinto que as instalações militares dos japoneses aqui não se resumem ao que vemos. Se avançarmos, certamente encontraremos algo mais. Jovem mestre, senhorita, que tal entrarmos para dar uma olhada?
— Olhar o quê? — perguntei.
Liu Sanshou sacudiu o papel e o entregou em minhas mãos:
— Além de marcar o "Shantouzu" como perigoso, há outro termo muito importante. Em japonês, a tradução literal seria algo como "despertar", mas, em nosso idioma, significa "ressurreição".
Ressurreição?
Olhei para ele com estranheza e examinei o papel. Notei que três caracteres haviam sido marcados com a unha por Liu Sanshou. Um deles era muito semelhante ao caractere chinês para "despertar", enquanto os outros dois eram caracteres japoneses que eu desconhecia. Entreguei o papel a Hong Li e perguntei:
— O que você quer dizer com isso?
— Jovem mestre, embora tenhamos pistas sobre o Rei das Ervas, aquilo é um tesouro de nível médio. Com a nossa capacidade, lutar contra ele é o mesmo que um rato lamber o traseiro de um gato: um suicídio. Sinto que os japoneses não mobilizaram tamanho aparato apenas por causa daquele verme da morte. O verme é, no máximo, um efeito colateral. O verdadeiro tesouro deve ser esse tal "ressuscitado". Se conseguirmos encontrá-lo, a cura para os ferimentos da irmã Yu estará garantida, não é?
Além disso, pelas descrições no documento, eles já estavam na fase final dos testes, e o aparecimento do verme da morte foi o que causou o fracasso. Isso significa que, talvez, a coisa esteja descansando em algum canto desta área. Basta darmos alguns passos para tê-la em nossas mãos.
Olhando para os olhos brilhantes de Liu Sanshou, senti-me dividido. Embora aquele velho fosse grosseiro, suas palavras tinham fundamento. Com um pastor de ovelhas que só sabe farejar tesouros menores, eu, um amador, e Hong Li, que apesar de habilidosa não entende nada dessa arte, nós três juntos dificilmente chegaríamos perto do Rei das Ervas, protegido pelos demônios da montanha.
Se aquele homem fosse realmente Liu Sanshou, eu teria aceitado sem hesitar. Mas, se não fosse, segui-lo por esta floresta virgem — sem saber se ele era humano ou um espectro — poderia nos levar à morte sem que soubéssemos o porquê.
No entanto, ele parecia determinado a encontrar a fortaleza japonesa. Se eu não aceitasse, era improvável que Hong Li e eu conseguíssemos sair sozinhos desta armadilha natural.
Enquanto eu hesitava, Hong Li disse:
— Vamos dar uma olhada.
Olhei para ela, sem entender sua intenção, mas ela não demonstrou reação e disse calmamente:
— Ou você prefere tentar sair daqui sozinho?
Hesitei por um momento e respondi:
— Tudo bem, estou dentro.
Liu Sanshou bateu na coxa e exclamou:
— Ótimo! Já que o jovem mestre e a senhorita concordam, eu, mesmo que tenha que quebrar meus velhos ossos, garanto que vocês ficarão bem e voltarão para casa fortes e saudáveis!
Não perdemos mais tempo. Seguindo as marcas na cerca de arame, atravessamos o cemitério. Quanto mais avançávamos, menos túmulos encontrávamos e mais construções de estilo japonês apareciam. Em pouco tempo, começamos a ver cadáveres de soldados japoneses totalmente armados. Após passarmos por várias torres de vigia equipadas com metralhadoras, um gigantesco fosso natural bloqueou nosso caminho.
Parecia que a terra havia se aberto em um buraco imenso, com quase cem metros de largura. O fundo era um breu, com névoas brancas flutuando nas bordas. Uma brisa gélida soprava de dentro, como se fosse a entrada para o inferno, despertando um medo instintivo em nós.
— Que lugar dos diabos é este?
Liu Sanshou foi o primeiro a reagir. Engoliu em seco, caminhou até a borda e olhou para baixo, gritando:
— Venham ver! Tem uma escada!
Uma escada?
Troquei olhares com Hong Li e nos aproximamos. Lá, presa à rocha na borda do fosso, havia uma escada de ferro enferrujada, coberta de trepadeiras, que descia até as profundezas, parecendo ter sido construída para dar acesso ao local.
— Esse lugar realmente recebia visitas. — Liu Sanshou lambeu os lábios, olhou ao redor e nos perguntou: — E então, estão com medo?
Não lhe respondi. Meus olhos se fixaram em uma lápide ao lado da escada. Estava escrita em japonês, a qual não compreendi, então apontei para Liu Sanshou.
Ele franziu a testa, agachou-se e limpou a poeira e as trepadeiras. Após murmurar algumas sílabas em japonês, levantou-se e disse:
— "O Olho do Inferno".
Ao dizer essas palavras, Liu Sanshou demonstrou uma expressão pouco comum de desconforto. Depois de um tempo, comentou:
— Malditos japoneses, vieram até aqui para pesquisar o nosso inferno. Mas, se é o inferno, por que construir uma escada? Queriam conectar o inferno ao mundo dos vivos? Formar um exército de vivos e mortos?
Franzi a testa e disse:
— Deixe isso de lado. Podemos descer ou não? Se o que procuramos não estiver aqui, voltaremos para buscar o Rei das Ervas. Não vamos perder tempo.
Liu Sanshou levantou-se e observou ao redor:
— Como vimos, as fortificações e tropas japonesas se concentravam aqui, provavelmente por causa deste fosso. E, como há uma escada, significa que o local deve ser seguro. Eu desço primeiro, vocês esperam meu sinal lá em cima.
Ele tirou uma lanterna de sua bolsa de couro, acendeu-a e completou:
— Fiquem atentos ao sinal. Três lampejos significam segurança. Se for diferente ou se não houver resposta, fujam imediatamente, não se preocupem comigo.
Com a lanterna entre os dentes, ele começou a descer pela escada.
Quando sua figura desapareceu na escuridão, olhei para Hong Li e vi que seus olhos também estavam cheios de incertezas. Esse Liu Sanshou era bom ou mau? Se fosse bom, por que seu comportamento estava tão estranho? Ele falava japonês, parecia outra pessoa e sempre nos deixava com uma pulga atrás da orelha. Por outro lado, ele cuidava de nós e sempre se colocava em risco. Essa sensação de não saber se é amigo ou inimigo era insuportável.
Embora o fosso fosse grande, não parecia ser muito profundo. Pouco depois, vimos um feixe de luz vindo de baixo. Após três lampejos, tudo ficou em silêncio. Troquei um olhar com Hong Li e começamos a descer a escada de ferro.