Capítulo Cento e Vinte e Seis: O Riacho do Rouge
Grandes nuvens de uma névoa rosada, como se o pó de arroz usado pelas mulheres da antiguidade tivesse sido espalhado, mudavam de forma constantemente na água, seguindo a correnteza. Eram cada vez mais numerosas; num piscar de olhos, tingiram todo o riacho com um tom de rosa-pó.
— Isto é...
Fiquei encarando o “rio de pó de arroz” à minha frente, estalando a língua, sem saber como reagir. Foi quando ouvi Liu Sanshou bater na própria coxa e dizer:
— Vamos, depressa, para a nascente!
Com as solas dos sapatos quase se soltando, observei Liu Sanshou saltar pela floresta como um macaco e não consegui evitar os palavrões. Felizmente, Hong Li não me abandonou; puxou-me pelo braço e apressamos o passo, voltando ao acampamento e seguindo rio acima. À medida que o rosa da água se tornava mais intenso, atravessamos um trecho de mata densa e, de repente, um cemitério sem fim surgiu diante de nós.
Era uma clareira que surgia abruptamente na floresta primitiva. O riacho que descia da nascente contornava o local num grande arco. As árvores pareciam ter olhos, crescendo todas do lado de fora daquela fronteira natural. Lá dentro, não havia nada além de ervas daninhas densas e fileiras de túmulos solitários e ruínas de sepulturas.
Os montes funerários ondulavam ao redor, um após o outro, incontáveis sepulturas abandonadas perdendo-se de vista.
Fiquei paralisado. Quem, diabos, enterraria seus ancestrais num lugar maldito como este? Trazer um caixão montanha acima não seria o mesmo que condenar os próprios carregadores a serem enterrados junto com o morto?
Além disso, ao passar por aquele círculo e seguir em direção à nascente, a água voltava a ser límpida, como se a substância rosada emanasse apenas daquela área. No entanto, por mais que procurasse, não conseguia identificar a origem.
Liu Sanshou, desta vez, mostrou os dentes enquanto encarava o cemitério repentino, resmungando por um longo tempo até soltar um nome: Lao Gou.
Lao Gou era um vale selvagem nas proximidades de Mohe, na Cordilheira Grande Khingan, e, antes da libertação, fora um famoso reduto de garimpo de ouro que atraía gente de toda a Ásia e Europa.
Segundo registros históricos e relatos não oficiais, no auge da mina de ouro de Lao Gou, havia mais de cinquenta ou sessenta mil garimpeiros, todos homens. Consequentemente, bordéis de várias nacionalidades surgiram. Na época, contando com o vale principal, havia mais de duzentos estabelecimentos; apenas os japoneses somavam vinte e sete, como o Chuanben Lou e o Xiaodao Lou, enquanto os russos chegavam a trinta e quatro. Havia mais de mil prostitutas estrangeiras e locais nas áreas de mineração. Dizem que, ao se desmaquilharem, as mulheres lavavam o rosto nas águas do vale, fazendo com que uma camada de pó e cosméticos flutuasse na superfície, perfumando o ar por quilômetros. Essa tornou-se uma das explicações para o nome “Vala do Pó de Arroz”.
Sem dúvida, essas mulheres também vieram em busca de ouro, mas o ouro que buscavam estava nos bolsos dos homens. As prostitutas do vale eram profundamente respeitadas por Li Jinyong, o comissário da mina, que reconhecia o papel vital que elas desempenhavam no desenvolvimento e na estabilidade da força de trabalho. Ele exigia que todos as tratassem com dignidade, compreendendo que, se não fossem as circunstâncias da vida, elas não teriam seguido aquele caminho. O que mais conquistou o povo foi sua ordem de que qualquer uma que desejasse deixar a vida de meretrício não deveria ser impedida, devendo ser casada com toda a pompa. Registros indicam que, na época, o status dessas mulheres no vale era extraordinário; elas viviam sendo reverenciadas.
No entanto, a prostituição é, no fundo, um grupo trágico. De certa forma, são as vítimas mais lamentáveis de uma sociedade patriarcal. As mulheres da Vala do Pó de Arroz vieram pelo ouro, mas o triste é que nunca saíram daquelas montanhas, não levaram consigo nem uma migalha sequer e acabaram por dormir para sempre na solidão desolada daquelas terras. Seus túmulos melancólicos compõem o que hoje chamamos de Cemitério das Prostitutas.
Até hoje, mais de cem anos após a descoberta da Vala do Pó de Arroz, embora a areia tenha sido peneirada dezenas de vezes, ainda é possível encontrar ouro, o que prova a riqueza da reserva.
Mas Mohe fica a mais de mil quilômetros daqui. Como o pó de arroz daquela vala poderia parar aqui?
Ainda assim, após o lembrete de Liu Sanshou, senti que os dois lugares tinham, de fato, muitas semelhanças.
Nós três ficamos parados à beira do riacho, observando o cemitério, até que decidimos entrar. Como dizem os antigos: já que viemos até aqui, por que não dar uma olhada?
Liu Sanshou e eu encontramos um tronco de árvore caído na floresta, arrastamo-lo até lá e o usamos como ponte sobre o riacho. Ao pisar na clareira, engoli em seco e murmurei:
— Não vamos acabar descobrindo uma mina de ouro aqui, vamos?
Contudo, ao ver as cercas de arame farpado enferrujadas e cobertas de trepadeiras entre as sepulturas, fiquei sem palavras.
— Parece que, além de Lao Gou, houve uma corrida do ouro aqui nas montanhas Changbai também.
Liu Sanshou estalou a língua e, com as mãos nas costas, caminhou entre os túmulos e o arame farpado. Por toda parte, via-se o declínio causado pelo tempo: túmulos desmoronados, pedaços de caixões apodrecidos expostos e, ocasionalmente, ossos brancos. Até crânios humanos estavam espalhados pelo chão, uma cena de arrepiar.
À medida que avançávamos, atrás das sepulturas, começaram a surgir cabanas de madeira em ruínas e pequenos edifícios com arquitetura estranha. Fomos direto até um prédio de três andares e, ao ver as letras japonesas quase apagadas pelo vento e pela chuva nas paredes, trocamos olhares: os japoneses estiveram aqui.
— Tsc.
Liu Sanshou encarou os caracteres japoneses fragmentados, franzindo os olhos por um longo tempo antes de dizer:
— Depois que os japoneses estabeleceram o regime fantoche, fizeram muitas maldades por aqui. Especialmente nestas montanhas, há muitas instalações militares secretas nunca descobertas, incluindo locais de armas biológicas e experimentos com cobaias humanas, tudo escondido em escavações nas montanhas. Após a rendição do Japão, em muitos lugares isolados, os soldados japoneses acreditaram que o país havia caído e escolheram o suicídio coletivo, levando muitos segredos para a sepultura junto com eles. Quem diria que chegaram até aqui... eles certamente não vieram colher ginseng.
Dizendo isso, Liu Sanshou chutou com força o portão de ferro à frente. Galhos secos, folhas e pedaços de pedra caíram sobre nossas cabeças, deixando-nos cobertos de poeira, mas o portão permaneceu firme como uma rocha.
Limpei o rosto e olhei para Liu Sanshou:
— E então? Ainda quer entrar para ver que tipo de conspiração os japoneses tramaram aqui?
Liu Sanshou não respondeu. Voltou a olhar para os túmulos ao redor e lambeu os lábios:
— É difícil dizer. Muitos dos tesouros do nosso país foram contrabandeados por esses bastardos na época. Montar um esquema tão grande neste fim de mundo... certamente deve haver um motivo. Você não quer ver?
Na verdade, nem precisava que ele dissesse. Eu já tinha visto muito sobre isso em livros e na televisão. Lembro-me do famoso incidente da queda do dragão em Yingkou, durante o período republicano. Até o jornal *Shengjing Times* fez uma cobertura detalhada sobre o desastre causado pelo “Dragão que desceu do céu”. Relatos antigos ainda podem ser consultados, mencionando nove mortos, fábricas japonesas destruídas, trens tombados e um odor fétido que se espalhou por toda parte. O espécime tinha chifres de veado, algo raríssimo no reino animal, e duas grandes cestas de escamas foram recolhidas. Antes de morrer, o som que emitia parecia o mugido de um boi. Foi um choque na época, com direito a fotos e ilustrações.
Mais tarde, o esqueleto foi preservado como espécime em uma escola normal de Yingkou, mas perdeu-se durante o caos da guerra.
Senti um ímpeto de curiosidade. Aproximei-me do portão de ferro e examinei-o por um tempo; era um modelo antigo de fechadura interna. Bati nele e percebi que a espessura era grande demais para ser rompida com força bruta. Afastei-me e dei a volta no prédio, até encontrar uma janela entreaberta na parede lateral.
Aquela janela me deu a impressão de ser uma daquelas torres de tiro japonesas que costumava ver na TV. Estimei a altura e fiz um sinal para Liu Sanshou.
O velho não disse nada e se agachou. Respirei fundo, subi em seus ombros e me apoiei na parede. Senti Liu Sanshou balançar enquanto se levantava. Estiquei o braço ao máximo, mas, por mais que tentasse, faltavam uns quinze centímetros para alcançar a borda da janela. Comecei a suar, quando, de repente, senti uma mão no meu pescoço. Uma sombra disparou sobre a minha cabeça, ouviu-se o som de vidro estilhaçando e, num piscar de olhos, Hong Li já estava dentro do prédio.
No momento em que ela saltou pela janela, junto com o som de seus pés tocando o chão, um grito de surpresa ecoou em nossos ouvidos.