Capítulo 144: O Cofre

O Grande Demônio Holmes Abóbora Mágica 2540 palavras 2026-04-01 14:56:33

Na hora seguinte, Sherlock levantou-se mais três vezes, indo e vindo.

A mais longa das vezes durou meia hora; a mais curta, apenas sete minutos.

Nesse meio tempo, apenas Hopkins concluiu um dossiê e foi buscar o seguinte. Todos os demais ainda continuavam debruçados com afinco sobre o primeiro volume em suas mãos.

Na verdade, esse era o ritmo normal, pois os dossiês reunidos pela Academia de Ciências da Vida dificilmente tratavam de pequenos furtos; eram invariavelmente de uma complexidade extrema. Na época das investigações originais, certamente fora preciso um longo período de tempo e o cruzamento de inúmeras pistas para extrair aquela pequena fração de informação útil. Além disso, como envolviam casos de diferentes regiões e épocas, era necessário levar em conta o contexto do sistema social da respetiva vigência e ponderar diversos outros fatores.

Em suma, só a leitura já exigia uma quantidade enorme de tempo, para não falar da resolução.

Portanto, o facto de Hopkins ter resolvido um dossiê em apenas uma hora e meia já o qualificava como um génio entre os génios.

Quanto ao detetive particular vindo de Londres...

Para ser franco, noventa e nove por cento dos presentes suspeitavam que aquele sujeito sequer tinha compreendido as regras do exame.

Enfim, decorrida mais meia hora, quando Sherlock se levantou novamente para ir apanhar outro dossiê, alguém que já não conseguia conter a irritação franziu o sobrolho, aproximou-se e disse em voz baixa:

— Olá, acho que devo chamar a sua atenção. Se acha que o dossiê que pegou não é adequado para si, por favor, devolva-o ao lugar de origem antes de apanhar outro. Afinal de contas, um tipo de caso em que não é bom a resolver não significa que os outros também não o sejam.

O seu tom ainda era poluto, mas transparecia um claro desagrado, pois, aos seus olhos, o comportamento de Sherlock já estava a interferir no andamento normal do exame.

Contudo, Sherlock limitou-se a lançar-lhe um olhar ligeiramente intrigado:

— Mas eu já resolvi todos...

— ... Ah?

— Resolvi aqueles dossiês todos. Ainda há muitos por aqui, devem chegar para todos, não se preocupe.

Ele deu um sorriso educado e, demonstrando um elevado senso cívico ao perceber que o seu constante vai e vem estava de facto a perturbar a concentração alheia, resolveu agir com cortesia: pegou diretamente numa pilha de meio metro de dossiês e levou-os para o seu lugar. Em seguida, cruzou as pernas, recostou-se na poltrona... abriu um dos dossiês e pôs-se a lê-lo como se estivesse a folhear o jornal da manhã.

Ao ver aquilo, o homem que o havia advertido soltou alguns suspiros profundos, conteve a raiva que lhe fervia no peito, voltou para o seu lugar e forçou a mente a concentrar-se novamente no caso.

Na verdade, nem ele próprio compreendia o motivo da sua ira.

A conduta daquele detetive particular de Londres era manifestamente ridícula e, com a imensa quantidade de dossiês disponíveis, mesmo que ele levasse alguns sem os devolver, isso não faria grande diferença. O desfecho final só podia ser a expulsão daquele sujeito do grupo de candidatos com a cara cheia de vergonha.

Deixe estar, não devia distrair-se com aquele comportamento exibicionista...

Sacudindo a cabeça, ele decidiu ignorar Sherlock de vez.

Pelo resto do tempo, sem as andanças de Sherlock, a sala de descanso retomou finalmente o ritmo normal de avaliação. Algumas pessoas conseguiram finalmente concluir o primeiro dossiê, enquanto outras, reconhecendo os próprios limites em determinadas categorias, optaram por trocar de caso.

Hopkins, por ser o centro das atenções, mantinha naturalmente o ritmo mais célere; mesmo o seu caso mais demorado fora concluído em menos de duas horas, e cada vez que se levantava, atraía muitos olhares de soslaio.

Em contrapartida, Sherlock, por ter trazido uma pilha inteira de dossiês, passou um longo período sem se levantar, limitando-se a ler sentado no seu canto. Com o passar dos minutos, a atenção dos presentes foi sendo engolida pela atmosfera tensa do exame, e já ninguém lhe prestava atenção.

Até que o relógio marcou as onze e meia da noite.

De repente, a porta da sala de descanso foi empurrada.

Todos no recinto sobressaltaram-se levemente. Olharam para o relógio e viram que a hora ainda não tinha chegado, o que os fez voltar-se para a porta com um misto de alívio e curiosidade.

Em seguida, viram entrar um homem com um maço de papéis. Ele dirigiu-se diretamente a um funcionário num canto da sala, sussurrou-lhe algo ao ouvido, entregou-lhe os papéis e retirou-se.

O funcionário olhou para as folhas na sua mão e, com uma expressão indecifrável, franziu o sobrolho. Depois, caminhou até ao centro da sala de descanso e disse com um tom ligeiramente apologético:

— Peço desculpa a todos. Faltam ainda trinta minutos para o término original da fase de triagem, mas, por decisão temporária da comissão, o prazo foi prolongado até às duas da manhã e, além disso...

Ele ergueu o maço de papéis que segurava:

— ... haverá uma questão adicional.

Ditas estas palavras, o semblante de todos na sala sofreu pequenas alterações, decerto ponderando as várias possibilidades vantajosas ou desvantajosas para si próprios. Contudo, o funcionário apressou-se a acrescentar:

— Fiquem descansados, o conteúdo do teste original terminará à meia-noite em ponto. O período entre a meia-noite e as duas da manhã destina-se exclusivamente à prova suplementar. Quem não quiser participar poderá retirar-se a qualquer momento, e os que se sentirem fatigados a meio poderão ir descansar para o hotel que preparámos. Quanto aos candidatos que realizaram o exame noutros dias, aplicaremos a mesma prova suplementar amanhã de manhã, pelo que não haverá qualquer injustiça na avaliação.

A aprovação final será anunciada amanhã ao meio-dia.

Dito isto, o homem distribuiu as folhas da prova suplementar a todos os presentes.

Aqueles que receberam o papel franziram o sobrolho. Alguns, sem compreenderem do que se tratava, chegaram a virar a folha para ver se havia alguma explicação no verso.

Contudo, não havia absolutamente nada. A tal questão suplementar consistia apenas numa fotografia impressa no papel.

Na imagem, via-se um cofre de segurança repousando calmamente sobre o soalho, e mais nada.

— Hum... Gostaria de perguntar, qual é o tema desta prova suplementar? — inquiriu alguém hesitante, em voz baixa.

— A imagem mostra um cofre. Peço que descubram a respetiva palavra-passe — respondeu o funcionário.

— Ah... — O mesmo candidato continuava intrigado. — Não há nenhuma pista?

— Nenhuma. Por motivos de força maior, não podemos fornecer mais indícios. Têm apenas esta fotografia do cofre... Quanto a quem pertence, onde está guardado, o que contém no seu interior e quaisquer outras informações, nada nos é permitido revelar. Sendo assim, peço que prestem atenção ao tempo de avaliação, não vos incomodarei mais.

Terminada a explicação, o homem regressou ao canto da sala para desempenhar o seu papel de estátua, deixando para trás uma sala repleta de pessoas completamente atónitas, a olharem umas para as outras, incapazes de entender o porquê de um teste suplementar tão excêntrico.

Apenas Sherlock mantinha o sobrolho levemente franzido, olhando em silêncio para o cofre na fotografia, enquanto um sorriso discreto começava a desenhar-se nos seus lábios.

— Ora bem, finalmente surge algo minimamente interessante.

Pois, bem diante dos seus olhos, uma linha de texto havia emergido com total clareza.

Essa linha continha o modelo do cofre, a data de fabrico e o nome do seu proprietário...

[Charles Darwin]

[Diretor da Academia de Ciências da Vida, pioneiro da teoria do controlo de demónios selvagens; fundador do sistema de autoevolução de contratantes; membro do conselho da quinta de criação de demónios...]

[Estado: Falecido]