Capítulo 148: Quanto tempo sem nos ver

O Grande Demônio Holmes Abóbora Mágica 3495 palavras 2026-04-01 14:56:36

O homem que irrompeu ali não parecia ser um funcionário da Academia de Ciências da Vida, pois não vestia o uniforme de trabalho, mas sim uma libré de criado extremamente tradicional. Era um pouco idoso, devendo ter cerca de sessenta anos, mas mantinha a postura erguida; o cabelo, os punhos e a gravata-borboleta estavam impecavelmente arrumados, transmitindo uma imagem de grande vigor.

Naquele momento, na plateia, a maioria das pessoas ainda estava confusa com o nome do detetive particular lido por último, e a aparição daquele idoso correu gerou ainda mais perplexidade.

Seria um mordomo?

Mas por que um mordomo correria para o palco?

E por que diabos esse indivíduo estaria procurando aquele detetive particular?

Naturalmente, alguns dos candidatos que haviam feito o teste junto com Sherlock pensavam em uma hipótese muito mais provável: será que aquele sujeito havia trapaceado, subornado alguém de dentro, e agora o escândalo havia sido descoberto?

— Senhor Sand, o que aconteceu?

A seu lado, a sra. Clarkson, como gerente de um departamento, ao ver o mordomo aproximar-se correndo, não demonstrou o desagrado que se esperaria de tal conduta, muito menos o repreendeu. Pelo contrário, parecia extremamente respeitosa e, percebendo a pressa do outro, até aparentou certa aflição.

Nesse exato instante, entre a multidão no auditório, algumas pessoas pareciam ter se lembrado de algo de repente, abrindo a boca com espanto.

Pois finalmente haviam recordado quem era o velho no palco.

Apesar de não ser funcionário da Academia de Ciências da Vida, aquele homem já havia aparecido em inúmeras revistas científicas, tendo inclusive estampado capas. Ele era o mordomo do reitor da Academia de Ciências da Vida. O professor Darwin nutria uma confiança absoluta por aquele criado, chegando a mencionar em um periódico que o homem lhe salvara a vida. Ao longo de décadas, a relação havia ultrapassado os laços de patrão e empregado, transformando-se em uma sólida amizade de velhos companheiros.

Foi então que...

— Sou eu.

No meio da multidão, uma voz moderada ecoou, e um homem levantou-se.

Imediatamente, quase todos os olhares foram atraídos para ele, incluindo, é claro, o do senhor Sand. Sem delongas, este praticamente trotou até a frente de Sherlock, colocou uma mão sobre o próprio ombro e fez uma mesura extremamente polida:

— Olá, Sr. Holmes. Meu chamo Sand e sou o mordomo do Sr. Charles Darwin. Poderia me fazer a gentileza de me acompanhar?

— Certamente, mas...

Contudo, antes que Sherlock pudesse perguntar para onde iriam, o senhor Sand fez um gesto convidativo e, curvando-se ligeiramente, disse:

— A jovem senhorita deseja vê-lo.

Com esse diálogo de uma concisão extrema, os dois deixaram o auditório rapidamente, deixando para trás uma multidão estupefacta que fazia a menor ideia do que estava acontecendo.

Como assim, saíram no meio do evento?

E quem seria essa "jovem senhorita"... Seria...?

Ondas sucessivas de dúvidas e choque deixaram a mente dos presentes quase incapazes de processar a situação.

Ah, é verdade: ao sair do recinto, o mordomo Sand parecera fazer um gesto de sinalização para a sra. Clarkson, no palco.

De qualquer forma, após a partida de ambos, o burburinho na sala foi crescendo gradualmente, até que alguém se lembrou de que a conferência parecia não ter terminado. Levantou-se prontamente, apresentou-se com polidez e perguntou:

— Não foi dito antes desta seleção que seria escolhido um candidato especial? Por favor...?

A sra. Clarkson olhou para aquele homem...

E aproximou-se lentamente do microfone.

— É evidente que é o Sr. Sherlock Holmes.

Os murmúrios na plateia cessaram num instante, mas, no segundo seguinte, irromperam novamente, ainda mais barulhentos.

Na verdade, ponderando sobre os acontecimentos recentes, aquela resposta era deveras "evidente", mas o choque incutido em todos era difícil de digerir.

Tomemos o grupo do Tribunal, por exemplo: ninguém ali sabia que expressão exibir, limitando-se a trocar olhares de mútua confusão e pavor.

— Droga, ontem mesmo eu estava explicando as regras do teste para ele...

— Mas quem diria que aquele sujeito era alguém tão formidável?

— Pois é, uma pessoa assim... Por que cargas d'água seria um detetive particular? Se se inscrevesse no Tribunal, haveria multidões disputando-a!

A essa altura, num ápice, os olhares de todos convergiram para Hopkins, notando que ele não exibia qualquer expressão de surpresa, mantendo antes um sorriso suave, como se já aceitasse tudo aquilo havia muito.

Somente então os rapazes ao redor compreenderam por que, no dia anterior, ele demonstrara cortesia àquele homem e mantivera uma avaliação tão elevada a seu respeito.

Afinal, já naquele momento, ele havia percebido a singularidade daquele indivíduo...

Pensando nisso, não puderam deixar de suspirar de admiração: o Sr. Hopkins era, sem sombra de dúvida, um talento raro no Ministério de Julgamentos.

No corredor, o mordomo Sand e Sherlock caminhavam a passos largos.

Durante o trajeto, o criado voltou-se mais de uma vez para fitar aquele homem que parecia não ter nada de particularmente notável ao seu lado.

Trajava roupas simples, parecia pouco preocupado com a própria imagem, não recebera treinamento profissional, não ocupava nenhum cargo na Igreja, tampouco era funcionário do governo; era apenas um detetive particular.

E foi exatamente um homem desses quem decifrou aquele código!

Isso correspondia exatamente à avaliação feita pelo telefone...

Inacreditável!

De início, Maud realmente não considerara viável incluir a senha do cofre no teste temporário.

Mas não pôde resistir à insistência da senhorita.

O velho reitor tinha apenas uma única filha e, desde o falecimento dele, aquela jovem — habitualmente arrogante, teimosa e dada a fugir de casa de vez em quando — agarrara-se a uma convicção obstinada: a de que a morte de seu pai fora um ato premeditado.

Com a morte do único ente querido, era perfeitamente humano que a jovem caísse num estado de profunda tristeza. Além disso, o mordomo Maud tampouco queria acreditar que o velho professor tivesse simplesmente morrido assim — o maior fundador da biologia do império, o reitor da Academia de Ciências da Vida, morrera de forma tão fácil e descuidada bem diante de seus olhos.

Contudo, perto de cem pessoas haviam testemunhado aquilo com os próprios olhos: o velho professor morrera em decorrência de um acidente.

Enfim, de nada adiantava argumentar, pois a senhorita parecia recusar-se a acreditar em tal facto; obcecada por uma ideia fixa, estava determinada a descobrir quem assassinara o seu pai.

Não hesitou em mobilizar recursos humanos colossais para vasculhar todo o império em busca dos espíritos mais brilhantes para investigarem aquele "assassinato inexistente".

Aos olhos de estranhos, aquilo beirava o capricho infantil, mas, por ironia, a vontade dela tinha de ser levada a sério.

Devido à morte súbita do reitor, não houvera tempo para redigir um testamento, o que fizera com que os recursos sob a sua posse fossem herdados automaticamente por sua descendente — incluindo, entre eles... cinquenta e um por cento da titularidade da Academia de Ciências da Vida.

Naturalmente, a filha não era uma investigadora científica; portanto, através de manobras de bastidores, seria teoricamente possível esvaziá-la de poder em silêncio ou até forçá-la a ceder a sua fatia de propriedade. Contudo, na Academia de Ciências da Vida havia um número imenso de pesquisadores veteranos que haviam trabalhado por décadas ao lado do reitor para construir o prestígio atual da instituição. Esse grupo nutria a convicção quase obstinada de que, se o comando supremo da academia caísse nas mãos de "estranhos", seria como ver a família destroçada.

Isso tornava a tarefa de afastar a rapariga extremamente difícil.

O mais crítico era que, por causa da morte abrupta do professor Darwin, muitos documentos cruciais sob a sua custódia tinham paradeiro desconhecido. A única pessoa que supostamente saberia onde se encontravam tais itens deveria ser a sua única filha.

Em suma, toda a academia encontrava-se atualmente sob o comando de uma mulher de nem trinta anos. Felizmente, sabendo que não tinha apetência para a investigação científica ou para a gestão administrativa, ela abstinha-se de interferir nos assuntos internos da instituição.

A sua única obsessão intransigente era... apanhar o assassino de seu pai!

Enfim, após deixarem o sétimo edifício administrativo, o velho mordomo conduziu Sherlock até um locomotiva a vapor — um meio de transporte pouco comum na zona urbana central, mas bastante popular dentro da Academia de Ciências da Vida, onde o tempo era, afinal, sinónimo de dinheiro.

Após mais dez minutos de percurso, o veículo parou diante de uma moradia de dois andares, de aspeto modesto e ligeiramente antiquado.

O mordomo desceu com Sherlock.

— Este é o lar do professor Charles Darwin... ou seja, do reitor da Academia de Ciências da Vida — disse ele calmamente. — A seguir, vou revelar-lhe algo que poderá surpreendê-lo profundamente. Aconteceu há três meses, mas ainda não foi divulgado ao público.

Dito isto, o velho mordomo fez uma pausa, dando ao detetive um momento para se preparar psicologicamente.

Então, prosseguiu com voz pausada:

— O professor Darwin está morto.

— O quê...?

Se havia alguém no mundo que já conhecia essa notícia, esse alguém era Sherlock; contudo, ele teve de fingir um espanto colossal, pois, na qualidade de mero detetive particular, seria inverossímil que soubesse de tal coisa.

— Compreendo que seja chocante, mas é a pura realidade — continuou o velho mordomo. — E a atual proprietária desta mansão é a filha do professor Darwin. Ela encontra-se lá dentro neste momento. Quanto ao motivo de tê-lo chamado e à razão por trás deste teste, creio que preferirá ouvi-lo diretamente dela.

Terminada a fala, o velho mordomo Maud empurrou a porta da villa, indicando a Sherlock que o seguisse.

Guiado por ele, Sherlock subiu ao segundo andar e deteve-se diante de uma biblioteca. O mordomo bateu à porta:

— Senhorita, o Sr. Sherlock já chegou.

— Entre.

Uma voz soou do interior.

O mordomo abriu a porta e fez um gesto convidativo.

Sherlock entrou no escritório e, fitando a silhueta familiar sentada à cadeira, disse com serenidade:

— Há quanto tempo... Bem, na verdade, nem tanto assim.

— Parece não estar surpreendido.

— De facto. — Sherlock aproximou-se e sentou-se numa outra cadeira. — Portanto, vamos dispensar as apresentações e as formalidades, e ir direto ao assunto.