Capítulo 139: Derramando Sangue para Homenagear os Heróis Caídos

Senhor de Prolo Salargus 4032 palavras 2026-04-01 16:57:16

Numa vereda escura e lúgubre, Li Banfeng avançava com cautela, segurando um espanador de penas.

Aquela estrada chamava-se Pequena Huangquan. O velho caçador advertira-o repetidas vezes: aquele trecho era o mais perigoso de todos, e ele jamais deveria apressar o passo.

Ambos os lados do caminho estavam envoltos em névoa densa, onde parecia haver mato bravo, árvores retorcidas e, vagamente, criaturas rastejantes.

Segundo os preceitos do velho caçador, era preciso seguir estritamente pela trilha, sem jamais pisar fora dela. Dar um único passo além da margem significava uma questão de vida ou morte.

Além disso, era necessário prestar atenção constante à direção do vento durante a caminhada.

Se o vento soprasse para o sul, podia-se continuar em frente, mas era proibido olhar para trás, pois havia inúmeras coisas à espreita na retaguarda.

Se o vento soprasse para o norte, era obrigatório parar imediatamente e permanecer estático; dar mais um passo poderia atrair desgraças imprevisíveis.

Se o vento soprasse para o leste, devia-se depositar alguma comida ou bebida no chão — bastava um gesto de cortesia. Assim que os víveres desaparecessem, a marcha poderia ser retomada.

Se o vento soprasse para o oeste, acendia-se um cigarro e mantinha-se a brasa acesa; enquanto a ponta estivesse vermelha, o caminho estaria livre.

Se o vento soprasse sem rumo certo, devia-se girar o corpo e caminhar de costas até que a direção se normalizasse.

O velho caçador repetira diversas vezes: "Todas essas regras me foram ensinadas por outros; quanto à lógica por trás delas, não sei explicar. No entanto, vi com meus próprios olhos aqueles que quebraram as regras na Pequena Huangquan; bastava um único erro para que perdessem a vida num piscar de olhos. Os espíritos são invisíveis, e quando a morte chega, a pessoa nem sabe como pereceu."

Li Banfeng, contudo, mantinha-se otimista: ele conseguia enxergar os espíritos.

Mas isso não significava que quisesse caminhar para a própria morte.

As regras do vento ainda precisavam ser obedecidas, e a melhor ferramenta para julgar a direção das rajadas era o espanador de penas.

Li Banfeng caminhava para o sul agitando o espanador, enquanto uma brisa suave soprava na mesma direção e as plumas flutuavam mansamente. A jornada corria com extrema suavidade.

Após percorrer cerca de dez milhas, o vento cessou de repente.

Li Banfeng parou no mesmo instante, sem saber como proceder.

O velho caçador nunca mencionara a hipótese de o vento parar.

Segundo ele, o vento na Pequena Huangquan soprava ininterruptamente.

Mas agora o ar estava imóvel, e o espanador permanecia estático, sem o menor tremor.

Seria aquilo considerado uma direção de vento irregular?

Li Banfeng virou-se, preparando-se para caminhar de costas, quando avistou de súbito uma chama esverdeada logo atrás de si.

Não era apenas uma chama, mas uma fileira inteira.

Incontáveis fogos-fátuos, aglomerados uns após os outros, alinhavam-se de forma perfeitamente ordenada na sua retaguarda.

Parecia que ele não deveria ter olhado para trás.

Enquanto Li Banfeng ponderava se bastava virar-se novamente para resolver o problema, uma onda de malícia irrompeu dentre as chamas fantasmas.

Sem tempo para hesitar, Li Banfeng ergueu prontamente o Pêndulo Sangrento, seu único artefato mágico capaz de ferir almas errantes.

Bang!

O Pêndulo Sangrento recebeu um impacto violento, fazendo o corpo de Li Banfeng estremecer com força.

Bang! Bang! Bang!

As pancadas sucediam-se sem trégua, forçando Li Banfeng a recuar passo a passo.

— Mestre, não vou aguentar! — suplicou o pêndulo com gritos estridentes.

Com uma das mãos, Li Banfeng abriu a porta da Residência Portátil, atirou a chave para dentro, mas deixou a entrada entreaberta.

Já que vieram servir de banquete, não farei cerimônia.

Vários feixes de fogo-fátuo invadiram o aposento em seguida, rodopiando pelo cômodo por um longo tempo, sem que a vitrola esboçasse qualquer reação.

Li Banfeng esquivava-se de um lado para o outro no salão principal, clamando em voz alta:
— Minha esposa, é hora da refeição!

Sif! Sif!

A vitrola finalmente respondeu:
— Meu marido, vá aguardar no quarto externo. Sua escrava está faminta há muitos dias e sua maneira de comer é um tanto indecorosa; não quero que o senhor me veja assim.

— Estamos sozinhos nós dois, ainda se importa com isso?

Li Banfeng não compreendia a intenção da vitrola, e além do mais, naquele momento ele não tinha como ir para o outro cômodo.

Mais de uma dezena de almas encarregava-se do ataque, outras tantas davam cobertura e um terceiro grupo bloqueava as rotas de fuga.

Aqueles espíritos agiam com disciplina e cooperação impecáveis, como um exército bem treinado, acuando Li Banfeng a ponto de dificultar qualquer defesa.

O que diabos estava acontecendo com sua esposa?

Ele havia voltado com as compras, por que ela parecia tão desinteressada?

Shhh! Shhh! Shhh!

O som de cordas começou a ecoar lentamente.

Misturada a chiados estáticos, a vitrola entoou uma canção:

Na primavera brota a relva verde, a farda de guerra é costurada ponto a ponto.
No verão desabrocham as flores vermelhas, os tambores e cornetas soam estrondosos.
No outono caem as folhas amarelas, a cabeça do inimigo é colhida diante da formação.
No inverno voa a neve branca, o sangue é derramado para sacrificar os heróis caídos.

Whoosh...

O som do vento fez-se ouvir, tão nítido que parecia haver correntes de ar reais dentro da Residência Portátil.

Em meio ao sibilar do vento, podia-se distinguir o canto da esposa — a melodia mais bela que Li Banfeng já ouvira.

Que canção era aquela?

Talvez não devesse se preocupar com isso; fosse qual fosse a música que ela cantasse, era capaz de acalmar os espíritos.

Aquelas almas disciplinadas não foram exceção: cessaram imediatamente suas ações, alinharam-se com precisão e puseram-se a escutar em silêncio o canto vindo da vitrola.

Um sopro de vapor irrompeu, empurrando a porta do quarto externo.

Entendendo o recado, Li Banfeng entrou no cômodo e fechou a porta.

Retirando os brincos de fios de seda, pôs-se a escutar com atenção os sons do lado de fora.

A música continuava, e ele distinguiu vagamente soluços — o pranto de almas penadas.

Primeiro foram um ou dois gemidos, que logo se transformaram num coro generalizado; dezenas de espíritos que haviam entrado na casa pareciam chorar.

Estariam eles comovidos pelo canto de sua esposa?

Seria apenas emoção?

Quando a canção chegou ao fim, a vitrola tomou a palavra:

— Eu tencionava nunca mais vos ver, mas vejo-vos afinal aqui. O que me deveis, jamais podereis pagar, nem tampouco exijo que o façam. Parti, e de agora em diante está-vos proibido tocar naquele homem.

Sua esposa os conhecia?

Conhecia aquela horda de fantasmas errantes nas Novas Terras?

Enquanto Li Banfeng permanecia estupefacto, a porta do quarto externo abriu-se.

Dezenas de chamas fantasmas aguardavam em perfeita ordem que ele abrisse a passagem.

Adotando o tom cantado de costume, a esposa entoou em ritmo lento:
— Ó meu marido, estes espíritos rancorosos nem se sabe há quanto tempo morreram; são velhos, fibrosos, amargos e picantes, impossíveis de tragar. Leve-os embora depressa.

Li Banfeng manteve-se em silêncio por um instante e acenou com a cabeça.

Ele ouvira cada palavra que a vitrola trocara com aquelas almas.

E a vitrola sabia que ele ouvira tudo.

Contudo, Li Banfeng não fez nenhuma pergunta adicional; abriu a porta e conduziu o grupo de espíritos para fora da Residência Portátil.

Assim que pisou no exterior, antes mesmo de conseguir apanhar a chave no chão, uma imensa onda de fogos-fátuos avançou ferozmente.

Os espíritos que saíram de dentro da casa rodearam Li Banfeng, repelindo as chamas invasoras. Assim que ele recolheu a chave, escoltaram-no rumo ao sul ao longo de todo o trajeto.

No interior da Residência Portátil, a Lótus Vermelha manifestou-se:
— Ao reencontrares velhos conhecidos, será que não sentiste o coração prestes a ser arrancado do peito?

A vitrola soltou uma risada sarcástica:
— Para quereres escarnecer de mim, terias de acertar o alvo. Acaso ainda possuo um coração?

As pétalas da Lótus Vermelha moveram-se levemente, como se continuassem a zombar dela:
— Se tens ou não coração, só tu o sabes. Em que estado te deixaram eles? Poderias acaso esquecê-lo? Tendo a oportunidade de te vingar, deixaste-os escapar assim?

Sif!
Sif!

— De que adiantaria matá-los? Que sentido faria buscar vingança? É justamente porque já não há coração que já nada disso me importa.

...

Escoltado pelo grupo de almas, Li Banfeng caminhou por cem milhas inteiras.

A vila de Lanyang podia não ser grande, mas a extensão daquelas Novas Terras era assustadoramente vasta!

A vereda estreita foi-se alargando gradualmente e, à medida que a névoa fria e sombria se dissipava, o cenário transformou-se numa vasta planície deserta.

Li Banfeng havia saído da Pequena Huangquan.

O restante do trajeto consistia em terreno plano, onde ocasionalmente surgiam algumas criaturas anômalas. Felizmente, o nível de perigo não era elevado, e ele conseguiu evitá-las graças à técnica de afastar o infortúnio e atrair a fortuna.

Após correr pela charneca durante duas horas, Li Banfeng deparou-se com um imenso pomar de laranjeiras.

Vistas de longe, aquelas árvores não pareciam diferentes das laranjeiras que ele conhecia, exceto pelo fato de terem folhagem mais densa e frutos ligeiramente maiores.

Ao aproximar-se, porém, compreendeu onde residia o problema.

Cada uma daquelas laranjeiras erguia-se a mais de dez metros de altura, e o diâmetro de cada fruto rondava os cinquenta centímetros — dimensões muito superiores às de uma laranja normal que ele concebia.

Para o velho caçador da vila de Lanyang, o pomar de laranjas era um verdadeiro achado.

As frutas dali eram comestíveis, ricas em açúcar e continham óleos essenciais, constituindo uma fonte de alimento raríssima nas Novas Terras.

As cascas das laranjas eram especiarias preciosas de alto valor comercial; na tenda de Ma Wu, meio quilo de cascas podia ser vendido por oitocentos.

Além das cascas, havia os vermes-das-laranjas (uma praga parasita dos frutos), cujas propriedades medicinais eram excelentes para tratar ferimentos externos. Um espécime de boa qualidade rendia duzentos yuans com Ma Wu.

E não se resumía a isso: havia também os gorgulhos. Os focinhos longos desses insetos eram instrumentos perfeitos para acupuntura, valendo mais de quinhentos yuans cada agulha natural.

No pomar, era permitido colher cascas, procurar vermes ou caçar gorgulhos, desde que não se exagerasse. Sobretudo, era proibido ferir as laranjeiras. Conforme dizia o velho caçador: "Ergue os olhos para olhar a árvore, abaixa-os para olhar os brotos."

Havia caçadores que, ao entrarem no pomar em busca de vermes, simplesmente derrubavam as laranjeiras, colhiam todos os frutos e esmagavam-nos um a um.

Indivíduos assim morriam — embora ninguém soubesse exatamente como.

Outros, movidos pela ânsia de recolher cascas, abatiam milhares de quilos de laranjas, independentemente de estarem verdes ou maduras, apenas para lhes arrancar a casca e desperdiçar a polpa. Esses também morriam.

Outros ainda, ao caçarem gorgulhos, achavam que a vegetação rasteira atrapalhava e abriam caminho a golpes de facão, cortando os brotos das laranjeiras. E esses, sem falta, também encontravam a morte.

Em suma, desde que se colhesse com moderação e sem destruição desmedida, nada de mal aconteceria no pomar.

O velho caçador alertara Li Banfeng de que choupos de folhas azuis podiam surgir de improviso entre as laranjeiras. Havia grandes diferenças entre os choupos e as laranjeiras; bastava um mínimo de atenção para jamais confundi-los.

Li Banfeng deambulou pelo pomar durante duas horas, mas, além das laranjeiras, não encontrou nenhuma outra espécie de árvore.

Depois de um dia inteiro de marcha exaustiva, decidiu recolher-se cedo à Residência Portátil para descansar.

Assim que cruzou a soleira, uma lufada de vapor quente envolveu-o por completo, como se fosse abraçado firmemente pela esposa.

— Meu marido~ Que jornada exaustiva tiveste hoje.
— Meu marido~ Tira logo essa roupa para trocarmos, que tua escrava há de lavá-la.
— Meu marido~ A água quente já está pronta, deixa-me servir-te no banho.
— Meu marido~ Se quiseres relaxar à vontade, aproveita o banho sem reservas, que eu limpo tudo depois.

Sabendo que ocultara certas coisas de Li Banfeng e frustrara as suas intenções, a vitrola sentia-se culpada, falando com uma doçura incomum naquela noite.

Li Banfeng ignorou-a, agachando-se para procurar algo no armário.

Sif~ Sif~

O tom da voz revelava um nervosismo velado:
— Meu bom marido~ Estarás zangado com tua escrava? Sei que foi duro ires buscar as compras, mas hoje eu realmente não tinha apetite. Não me leves a mal, aceita minhas desculpas.

Li Banfeng retirou uma pequena almotolia de óleo de dentro do móvel e disse, com um sorriso nos lábios:
— Não estou zangado com minha esposa. Apenas notei que hoje a tua voz não soa fluida, devendo haver algum engasgo; quero apenas lubrificar teus mecanismos.

A vitrola sobressaltou-se, e suas palavras tropeçaram:
— Meu marido~ Passemos as coisas a limpo; não preciso de óleo algum, tua escrava está perfeitamente desembaraçada por aqui.

Sem aceitar contestações, Li Banfeng aproximou-se da parte traseira da vitrola com a almotolia na mão e abriu a tampa do compartimento mecânico.

A vitrola apressou-se a explicar:
— Meu marido, a tua escrava decerto não carece de óleo... Ouve-me bem, marido, não foi minha intenção ocultar-te nada, nem tampouco falar com relutância. Aqueles indivíduos eram de facto velhos conhecidos, mas prefiro não reabrir velhas feridas... Se fazes questão de lubrificar, marido, deves usar um pincel de óleo, nenhum outro instrumento serve!
— Meu marido~
— Marido meu~

Nota do Autor: Leitores caros, leitores do meu coração~ Deixem um voto de recomendação para o tio Sala Zhang.