Capítulo Quinze: O Método de Autopreservação
Após completar sua ronda programada pelos arredores do Café Mason, no Jardim Botânico, Lumian retornou ao Hotel Galo Dourado, na Rua da Desordem, subiu diretamente para o terceiro andar e dirigiu-se ao quarto 10, onde o louco estava hospedado.
Pá! Pá! Pá! Ele bateu na porta.
— Vou morrer! Vou morrer! — os murmúrios no interior tornaram-se agudos de repente.
— Eu também vou morrer, porra! — Lumian xingou, sem demonstrar qualquer expressão.
O louco pareceu intimidado por sua imponência e silenciou-se, embora não tenha oferecido qualquer resposta. Lumian não insistiu nas batidas; tirou um pequeno pedaço de arame que carregava consigo, inseriu-o na fechadura e manuseou-o algumas vezes.
Com um estalo, a porta de madeira marrom, manchada de sujeira, abriu-se "por conta própria".
Lumian viu, então, o louco. Ele ainda vestia a camisa de linho e as calças amarelas, ajoelhado no chão, com uma densa barba negra que quase cobria seus olhos. Lumian entrou, fechou a porta atrás de si e agachou-se diante do homem, baixando a voz:
— Eu também encontrei o Fantasma de Monsuri.
O louco estremeceu visivelmente, e seus olhos azuis, antes tomados apenas pelo terror, mostraram sinais de descongelamento. Após alguns segundos, ele suspirou e perguntou com a voz grave:
— Você tem certeza de que é o Fantasma de Monsuri?
*Entrou no estado de lucidez ocasional que Charlie mencionou?* Lumian sorriu levemente:
— Não tenho certeza, por isso vim confirmar com você. Como é o Fantasma de Monsuri que você encontrou?
O louco respondeu, tremendo:
— Uma sombra negra, como um velho solitário, um pouco corcunda, que caminha devagar. Depois que notei sua presença, ele desapareceu na escuridão. No início, eu não sabia que era o Fantasma de Monsuri, até que meus pais, minha esposa e meus filhos começaram a morrer, um após o outro...
*É realmente muito parecido com o que encontrei...* Lumian franziu a testa, suspeitando que, de fato, havia se deparado com o Fantasma de Monsuri. Ele pensou por um momento e perguntou:
— Como seus familiares morreram, exatamente? Você sofreu algum ataque?
O louco balançou a cabeça rapidamente:
— Eu... fora a sensação constante de que algo na escuridão estava me observando, não sofri outros ataques. Se tivesse sofrido, não teria sobrevivido até agora. Meu filho adoeceu gravemente e morreu no hospital; tínhamos acabado de fazer a purificação e o sepultamos nas catacumbas. Minha esposa... minha esposa entrou em colapso e se enforcou no quarto. Só então me lembrei da lenda do Fantasma de Monsuri e levei meus pais à igreja para pedir proteção ao padre. A Igreja levou o caso a sério e enviou três clérigos para morar em minha casa. Naquele período, nada aconteceu, e pensei que o pesadelo tivesse acabado. Depois do Ano Novo, os clérigos partiram. Pouco tempo depois, meu pai estrangulou minha mãe e usou uma faca de cozinha para tirar a própria vida. Depois disso, não me lembro de muita coisa. De vez em quando, quando acordo, descubro que me mudei para cá sem saber como...
Os olhos azuis do louco revelavam uma dor incontida. Para Lumian, ele parecia uma mola esticada ao limite, prestes a romper.
— Não dizem que o Fantasma de Monsuri mata quem o encontra dentro do mesmo ano? Já entramos em um novo ano — Lumian notou a discrepância entre o relato do louco e a lenda.
O louco balançou a cabeça:
— Não sei por que foi assim. Na época, achei que o pesadelo tinha acabado, caso contrário, os três clérigos não teriam ido embora...
*Uma maldição sem tempo definido, a menos que todos os alvos morram?* Lumian formulou uma nova hipótese sobre a lenda. Ele se levantou e disse ao louco:
— O que encontrei também deve ser o Fantasma de Monsuri. Veremos quem viverá mais. Se eu encontrar uma maneira de resolver essa maldição, você pode me pagar para ajudar.
— Maneira, maneira... — o louco curvou os lábios, repetindo as palavras de Lumian entre o riso e o choro. Em seguida, ergueu as mãos e agarrou os próprios cabelos: — Vou morrer! Vou morrer!
Lumian pretendia perguntar o nome do louco, para evitar que, caso precisasse enviá-lo ao cemitério ou às catacumbas, não houvesse nome para gravar. Vendo a situação, apenas balançou a cabeça, virou-se e saiu do quarto 310.
De volta ao 207, Lumian sentou-se na beira da cama, pensando em como resolver a maldição trazida pelo Fantasma de Monsuri. Embora, teoricamente, a maldição pudesse só fazer efeito no final do ano, ele não podia depositar suas esperanças na procrastinação do fantasma. Além disso, não tinha parentes próximos; o primeiro a morrer pela maldição seria, provavelmente, ele mesmo. Isso poderia acontecer no segundo semestre, na próxima semana ou até mesmo esta noite.
*Pensando bem, aquele sujeito talvez ainda esteja vivo. Se o Fantasma de Monsuri pudesse me ajudar a matá-lo, eu até diria obrigado...* Com esse pensamento, Lumian deu um sorriso de escárnio. Mentiu para Leon e os outros no sonho sobre ter esquecido seu nome original; ele apenas não queria mais mencioná-lo ou recordá-lo.
Em sua infância, sua situação familiar era razoável, mas o homem a quem chamava de pai era um mulherengo que acabou se tornando um jogador compulsivo. Sua mãe morreu de doença causada pelo estresse, e seu avô, levado à falência, mudou-se com ele para a zona pobre, falecendo poucos anos depois. Por isso, após ser adotado por Aurore, ele pediu para usar o sobrenome dela e adotar um nome completamente novo.
Lumian não sabia se aquele homem que apenas contribuiu com o fluido vital estava vivo ou morto. Se estivesse morto, seria ótimo; se não, esperava que o Fantasma de Monsuri se esforçasse um pouco. Quanto a si mesmo, Lumian não ousaria contar com a contaminação de um deus maligno em seu corpo ou com o selo de uma Grande Entidade para acreditar que o Fantasma de Monsuri não faria nada. Desde que não possuísse seu corpo, o espectro poderia fazer qualquer coisa!
Segundo a "Magista", Lumian acreditava que muitos Transcendentes e monstros poderiam matá-lo facilmente, mas teriam que lidar com a contaminação dissipada após o ato.
*Ainda não está confirmado se isso é uma maldição... mas não posso ficar sentado esperando a morte, preciso fazer algo... Bem, Aurore sempre dizia que, para os fracos ou menores de idade, a habilidade mais forte é "buscar os pais"...*
Ao pensar nisso, os olhos de Lumian brilharam. Ele se levantou rapidamente, foi até a mesa e pegou papel e caneta. Pretendia relatar o progresso da missão à "Magista" e aproveitar para mencionar o encontro com o Fantasma de Monsuri, perguntando se havia sido amaldiçoado e como resolver o problema. Embora a mulher codinome "Magista" não fosse sua mãe, na situação atual, era definitivamente sua superior. Pedir ajuda a um superior ao encontrar dificuldades era perfeitamente razoável.
Lumian ponderou e escreveu:
"Respeitável Srta. Magista:
Já segui suas instruções, ganhei a confiança de Auster Trull e fiz com que ele me apresentasse ao encontro ocultista convocado pelo Sr. K...
No caminho de volta das catacumbas, infelizmente encontrei o lendário Fantasma de Monsuri. Obviamente, não tenho certeza. A lenda diz o seguinte...
Gostaria de saber se já fui amaldiçoado pelo Fantasma de Monsuri ou se sofri qualquer outra influência, e como devo lidar com isso?"
Ao final, Lumian assinou propositalmente como "Sete de Cetros", para lembrar à destinatária que ele pertencia aos membros periféricos da organização. Ele suspeitava que a "Magista" pertencesse a uma organização oculta que usava o Tarot como símbolo e adorava a Grande Entidade. Nela, os Arcanos Maiores seriam os membros oficiais, extremamente poderosos, enquanto os Arcanos Menores seriam membros periféricos encarregados de diferentes tarefas.
Após dobrar a carta, Lumian limpou o quarto com cuidado, esmagando os percevejos que vieram do quarto ao lado e jogando-os na lixeira do banheiro. Só então acendeu uma vela, criou uma "Parede de Espiritualidade" e, em seu próprio nome, convocou o mensageiro da "Magista".
Pouco tempo depois, a chama da vela adquiriu um tom azul-pálido. Desta vez, o mensageiro, do tamanho de um antebraço, semelhante a uma boneca e vestindo uma pequena saia dourada, apareceu diretamente no topo da chama, flutuando. Seus olhos azul-claros, sem foco ou brilho, percorreram o ambiente e ela assentiu levemente:
— Muito melhor do que da última vez.
A voz era etérea e ilusória, algo que um humano dificilmente emitiria.
— Na verdade, eu também não gosto desses percevejos — Lumian aproveitou para puxar conversa.
A mensageira-boneca exibiu um leve sorriso:
— Pois é? Nenhuma criatura gosta desses insetos!
Lumian percebeu que a atitude dela era de satisfação, aparentemente por compartilharem o mesmo desgosto. Em seguida, a mensageira estendeu uma palma pálida, sem textura de pele, fazendo a carta flutuar e subir. Lumian seguiu a trajetória com o olhar e viu a "boneca" se desfazer como espuma, desaparecendo.
Ele comentou com sinceridade:
— Ter um mensageiro é realmente muito conveniente...
Encerrado o ritual e limpa a mesa de madeira, Lumian voltou a sentar-se na beira da cama, aguardando o retorno do mensageiro. O tempo passava, a noite lá fora tornava-se cada vez mais profunda, o bar subterrâneo emitia sons de cantoria, mas Lumian não recebeu a resposta da "Magista".
Isso o fez franzir a testa:
*A Srta. Magista está ocupada com outras coisas e não teve tempo de ler minha carta? Não posso ficar esperando, preciso encontrar outros métodos para me proteger... "Caçador" somado a "Provocador" não possui capacidade de lidar com maldições... "Dançarino" também não, a menos que, após a dança ritual, eu realmente reze para aquela entidade oculta, mas o que isso difere de um suicídio? Bem, rezar para aquela entidade oculta não dá, mas posso buscar aquela Grande Entidade! Tenho o selo dela em mim, e quando roubei a "Dádiva", obtive sua permissão, então não tenho medo de rezar a ela mais uma vez! Sim, vou rezar para que ela me ajude a eliminar a maldição.*
Lumian agiu conforme o pensamento, montando rapidamente o altar. Como a "Magista" não mencionou materiais específicos da esfera daquela Grande Entidade, Lumian acreditou que usar qualquer coisa não afetaria o resultado, contanto que não envolvesse outras divindades. Ele colocou as velas alaranjadas feitas de cítricos e lavanda, duas representando as divindades e uma representando a si mesmo. Concluídos os preparativos, Lumian deu um passo atrás e, olhando para as três chamas amareladas, entoou em Hermes:
— O Louco que não pertence a esta era, o misterioso governante acima da névoa cinzenta, o Rei de Amarelo e Preto que detém a boa sorte...