Capítulo Trinta e Seis — Honorários pelo Serviço
Lumian estendeu a mão direita e apanhou com precisão o dedo decepado.
Ao sentir o peso do dedo e o calor que ainda não tivera tempo de desaparecer, ficou ao mesmo tempo perplexo e chocado. Antes, imaginara que tipo de proteção o Senhor K poderia lhe oferecer, mas jamais esperara que ele arrancasse diretamente um dedo, o jogasse para ele e dissesse que aquilo poderia ajudá-lo num momento crucial!
Aquilo era absurdo demais.
Sem mencionar que tipo de utilidade um dedo decepado poderia ter, o Senhor K não temia que eu usasse a carne dele para fazer alguma coisa?
Na mística, a própria carne e o próprio sangue eram extremamente importantes. Uma vez nas mãos de alguém mal-intencionado, podiam provocar consequências gravíssimas.
Ninguém gostaria de sofrer, sem motivo aparente, uma maldição aterradora!
Considerando que o Senhor K era poderoso e não um ignorante em mística — ele podia até atuar como “Notário” —, Lumian suspeitava que tivesse algum meio de evitar os diversos efeitos causados pela carne separada do corpo. Só assim ousaria arrancar o próprio dedo e entregá-lo a outra pessoa.
Além disso, aquele dedo decepado claramente possuía algo de sobrenatural.
Será que, se usasse o “Mercúrio Caído” para fazer um corte no dedo e provocar sangramento, conseguiria trocar com o Senhor K o destino de “encontrar o fantasma de Monsuri”? Como o rei das brincadeiras de Cordu, Lumian sempre tinha ideias um tanto quanto excêntricas.
Conteve o impulso, desviou os olhos do dedo e voltou a encarar o Senhor K.
A essa altura, o Senhor K já havia feito crescer um dedo novo, ligeiramente úmido. A pele era muito tenra e de um branco pálido.
— Obrigado — disse Lumian em voz baixa, guardando o dedo decepado no bolso do uniforme cinza-azulado de operário.
O Senhor K assentiu de leve.
— Você pode ir. Não se esqueça do nosso acordo.
— Há mais uma coisa. — Lumian tirou o colar de diamantes. — Pode verificar se é verdadeiro ou falso? Preciso trocá-lo por dinheiro.
Como já devia um favor ao Senhor K, não se importava nem um pouco em dever-lhe outro.
E se não pudesse pagar? Nesse caso, venderia os próprios serviços à organização por trás do Senhor K! Esse era precisamente o objetivo de Lumian.
O atendente que conduzira Lumian ao subsolo recebeu o colar das mãos dele e começou a examiná-lo.
Por um breve instante, Lumian pareceu ver uma luz dourada se infiltrando da sombra do capuz do Senhor K.
Alguns segundos depois, o Senhor K devolveu o colar às mãos do atendente.
— É falso. O acabamento é razoavelmente refinado; vale cinquenta felgins.
— Está bem. — Lumian não escondeu seu desânimo e prosseguiu: — Além disso, preciso de documentos de identidade.
Uma das razões importantes para ele continuar hospedado no Hotel Galo Dourado era que ali não exigiam documentos.
Depois de receber uma resposta afirmativa do Senhor K e deixar o número 19 da Rua Shell, Lumian tomou uma carruagem pública de volta ao distrito do Mercado dos Honestos. No caminho, às vezes pensava em como ingressar em alguma gangue sem levantar suspeitas; às vezes imaginava que utilidade o dedo decepado poderia ter; outras vezes refletia sobre como fazer as casas de penhores oferecerem mais dinheiro pelo colar falso — pelo menos três felgins...
Em meio a tantos pensamentos, Lumian gradualmente teve uma ideia.
Ao mesmo tempo, decidiu procurar, antes da tarde, um esconderijo seguro no distrito do Mercado dos Honestos e outro no distrito do Jardim Botânico — lugares onde não exigissem documentos de identidade.
— Neste momento, ainda tenho oitocentos e cinquenta felgins e vinte e quatro copeques. Se descontar os quatrocentos felgins que ainda preciso pagar a Anthony Reid, o informante, restam quatrocentos e cinquenta. Isso deve ser suficiente para alugar dois ou três esconderijos...
Lumian calculou cuidadosamente quanto ainda possuía.
Com os lábios comprimidos, achou melhor deixar primeiro o dedo decepado do Senhor K no Hotel Galo Dourado antes de procurar os quartos.
Antes das três da tarde, Lumian encontrou, respectivamente, um quarto que não exigia documentos na Rua do Casaco Branco, no distrito do Mercado dos Honestos, e outro na Rua de Lajes, no distrito do Jardim Botânico.
Naturalmente, ambos cobravam um aluguel acima do normal. O primeiro não era muito melhor que o quarto 207 do Hotel Galo Dourado, mas custava seis felgins por semana. O segundo se parecia mais com o apartamento alugado por Osta Trul; os vizinhos eram todos operários das fábricas do sul, e o aluguel era de dez felgins semanais.
Lumian pagou de uma só vez quatro semanas de aluguel, mas não recebeu desconto algum.
De volta ao Hotel Galo Dourado, passou algum tempo lendo Estética Masculina. Usou cosméticos para suavizar os contornos do rosto, reforçou as sombras em algumas áreas e aparou as sobrancelhas.
Depois de algum trabalho, Lumian concluiu o disfarce inicial. Agora parecia um homem comum de vinte e poucos anos, com um leve ar de perigo.
Penteou os cabelos negros com reflexos dourados, colocou um boné azul-escuro, pegou o dedo decepado do Senhor K e caminhou até a entrada do Salão de Dança Brisa, na Avenida do Mercado.
Ao contrário dos outros clientes, não entrou diretamente. Parou entre o edifício amarelo-terroso e a estátua branca em forma de esfera, formada por inúmeras cabeças, e disse aos dois membros da gangue que guardavam a entrada:
— Quero ver o Barão Briniel.
Antes que os dois pudessem xingá-lo, acrescentou:
— Digam ao barão que é Charles, o homem que ele encontrou da última vez. Ele certamente ficará feliz em me ver de novo.
Os dois membros da gangue olharam um para o outro. No fim, não ousaram atrasar os assuntos importantes do Barão Briniel. Um deles entrou no salão de dança.
Em menos de cinco minutos, o homem voltou e disse a Lumian:
— O barão mandou você ir ao lugar onde se encontraram da última vez.
O café do segundo andar? Lumian sorriu, enfiou as mãos nos bolsos e entrou tranquilamente no Salão de Dança Brisa. Subiu as escadas e viu o Barão Briniel, que segurava um cachimbo cor de madeira de pessegueiro.
O cavalheiro vestia um traje formal preto de lã fina. Ao lado, repousava uma cartola de seda de meia-altura. Na mão esquerda, trazia um anel cintilante, e quatro brutamontes da gangue o protegiam por trás.
— Sente-se. — Os olhos castanhos do Barão Briniel percorreram Lumian, enquanto ele indicava com um sorriso a cadeira do outro lado da mesa.
Lumian aproximou-se sem a menor cerimônia e sentou-se. Observando o rosto de traços marcantes e os cabelos castanhos naturalmente ondulados do barão, disse:
— Boa tarde. Nós nos encontramos outra vez.
O Barão Briniel bateu no fundo do cachimbo cor de madeira de pessegueiro e perguntou, sorrindo:
— Em que posso ajudá-lo?
Lumian tirou o falso colar de diamantes de Charlie e disse calmamente:
— Estou precisando de dinheiro. Quero deixar este colar como garantia. Ele vale mil e quinhentos felgins; pode me emprestar mil.
O Barão Briniel virou-se para um dos subordinados.
— Vá encontrar alguém para avaliá-lo.
— Sim, barão.
Um dos brutamontes, ainda com marcas evidentes de inchaço e hematomas na testa, saiu do café.
Briniel voltou a olhar para Lumian e assentiu, satisfeito:
— Nada mal. Sua maquiagem melhorou bastante. Ainda há muitas falhas, mas, comparado a antes, você já não é tão facilmente reconhecido à primeira vista.
— Agradeço o conselho. — Lumian sorriu. — Estética Masculina é uma boa revista.
Os dois conversaram sobre assuntos sem importância até que o brutamonte que saíra do café retornou, acompanhado de um homem de mais de quarenta anos, vestido formalmente, usando gravata-borboleta e carregando uma maleta de ferramentas.
Depois de examinar o colar, o homem aproximou-se do Barão Briniel, colocou-o sobre a mesa e disse em voz baixa:
— É falso.
Num instante, todos os membros da gangue presentes sacaram seus revólveres.
O Barão Briniel curvou os lábios e olhou para Lumian. Descobriu que o rapaz permanecia absolutamente calmo, como se não tivesse ouvido as palavras do avaliador nem visto os movimentos dos brutamontes.
Sem alterar o sorriso, Briniel assentiu para o avaliador:
— Pode ir.
— Sim, barão.
O avaliador de joias deixou o café às pressas, tenso e desorientado.
Só então o Barão Briniel pousou o cachimbo cor de madeira de pessegueiro, esfregou o anel de diamante na mão esquerda e perguntou a Lumian, sorrindo:
— Você sabia que este colar era falso?
Lumian também sorriu.
— Sabia.
Antes que terminasse de falar, os revólveres apontaram para ele.
Vendo que Lumian permanecia impassível, o Barão Briniel perguntou, curioso:
— E sabia que eu poderia encontrar alguém para verificar se um diamante é verdadeiro?
Sem deixar de sorrir, Lumian respondeu:
— Sabia.
Os olhos do Barão Briniel se estreitaram ligeiramente.
— Se sabia de tudo isso, por que ousou trazer um colar falso para pedir mil felgins emprestados? O que o fez pensar que eu lhe daria esse dinheiro?
Lumian levantou-se devagar, ignorando as armas prontas para disparar, e apoiou as duas mãos na borda da mesa.
Inclinou ligeiramente o corpo para a frente, encarou de cima o Barão Briniel e curvou os lábios.
— Porque fui eu quem matou Marget, da Gangue do Ferrão Venenoso.
O sorriso desapareceu do rosto do Barão Briniel.
Suas pupilas se dilataram instintivamente, como se quisesse enxergar com ainda mais clareza o homem diante dele.
Os quatro brutamontes que apontavam pistolas para Lumian também ficaram estarrecidos, arregalando os olhos.
Como rivais da Gangue do Ferrão Venenoso, eles sabiam melhor que qualquer um o quão poderoso Marget era.
Nesse momento, Lumian ergueu a cabeça. Seu olhar, desprovido de qualquer emoção, passou lentamente pelos rostos dos brutamontes.
Cada membro da gangue que recebia seu olhar sentia instintivamente o impulso de evitá-lo. Seus braços reagiam por conta própria, e os canos das armas foram se afastando, um após o outro, do corpo de Lumian.
O Barão Briniel rapidamente recuperou a compostura e virou-se para os quatro homens:
— Guardem as pistolas! Eu não ensinei como se trata um convidado?
Depois de repreender os subordinados, voltou-se para Lumian e perguntou, com curiosidade:
— Como matou Marget?
— Dei uma facada nele. Uma facada envenenada. Mas não sei exatamente onde ele foi parar antes de morrer — respondeu Lumian com indiferença.
Isso correspondia às informações preliminares recebidas pelo Barão Briniel. Ele estreitou ligeiramente os olhos e perguntou, sorrindo:
— Sabe o que significa aceitar meus mil felgins?
Lumian sorriu, completamente despreocupado.
— Sei.
No quarto 504 do Hotel Galo Dourado, Charlie viu Lumian à porta e perguntou, bastante animado:
— Descobriram se é verdadeiro ou falso?
— Falso. Vale no máximo cinquenta felgins — respondeu Lumian casualmente, enquanto entrava no quarto.
Percebeu que Charlie já havia arrancado o retrato de Susanna Matisse, deixando apenas as marcas do papel colado.
Charlie já estava preparado para aquilo. Embora decepcionado, não ficou arrasado. Riu de si mesmo e disse:
— Pelo menos ainda vale cinquenta felgins. Numa casa de penhores de bom coração, talvez eu consiga um empréstimo de vinte.
Lumian olhou para ele e sorriu.
— Mas vendi o colar falso por mil felgins.
— O quê?
Charlie ficou praticamente paralisado.
Lumian tirou do bolso o maço espesso de cédulas e disse, sorrindo:
— O colar falso é seu e vale cinquenta felgins, então só posso lhe dar isso. O restante é meu pagamento pelo serviço. Algum problema?