134. Lua de mel?
Fora da aldeia, Cinza e o seu grupo regressavam numa carroça de bois vazia, tendo vendido na cidade os animais que caçaram nos últimos dias.
Os aldeões conversavam entre si.
— A casa daquele mercador era verdadeiramente luxuosa.
— Que construção imensa; quanta madeira terá sido gasta e quanto tempo terá levado a erguer?
— E aqueles servos? Viram as criadas que passaram por nós? Eram tão belas quanto as pessoas de outras aldeias.
— Ouvi dizer que eles não precisam de lavrar a terra; passam os dias inteiros em casa.
Os aldeões invejavam a vida do mercador.
Um deles comentou:
— Nós também poderíamos viver assim, se não fosse o Deus Serpente.
— Cala-te! — interrompeu Cinza, cortando-lhe a fala.
Discutir sobre a divindade era um ato de extrema falta de respeito. Ele tocou o próprio pescoço; a sensação de sufoco acompanhava-o como uma sombra, impedindo-o de ser imprudente. Os aldeões mudaram de assunto e começaram a falar sobre as criadas.
A carroça balançava violentamente na estrada de terra batida. Cinza desceu e preferiu seguir a pé. Não participou na conversa dos outros, mas, na sua mente, também pensava nas criadas. Contudo, mais do que os dotes físicos que os outros mencionavam, ele sentia uma curiosidade diferente, embora as saias longas ocultassem tudo o que ele queria ver.
Enquanto o grupo se perdia em pensamentos, ninguém notou a alcateia que se aproximava por detrás. Embora tenham reagido a tempo de afugentar os lobos, um dos aldeões ficou gravemente ferido, com o abdómen rasgado. Cinza colocou o ferido na carroça e tentou estancar o sangue com as suas roupas, mas era impossível. Ele abanou a cabeça; não havia nada a fazer.
Um aldeão, amigo próximo do ferido, apressou o passo dos bois em direção à cidade:
— O Doutor Carneiro pode curá-lo! Ele salvou alguém no ano passado!
— O Doutor Carneiro foi convocado pelo Imperador para a capital — disse Cinza, segurando o aldeão pelo braço. — Além disso, até chegarmos à cidade, ele já terá morrido de hemorragia.
A carroça deu a volta. Os aldeões caminhavam em silêncio, apenas interrompido pelos gemidos de dor do ferido. Quando a silhueta da aldeia surgiu entre as árvores, os bois, sentindo o destino, apressaram o passo, tornando a viagem ainda mais brusca. O ferido, porém, já não tinha forças para gritar; a sua pele estava pálida e apenas soltava ganidos fracos.
Os aldeões que vieram recebê-los ficaram lívidos ao ver o estado da vítima. Um ancião aproximou-se e caiu sobre a carroça, desatando a chorar.
Garota Negra ouviu o pranto. Olhou para a Serpente Branca, que observava atentamente duas crianças a brincar. Xia Yi cochilava sobre a cabeça da serpente. "Não deve ser nada de grave", pensou ela, "ficar junto ao Deus Serpente é o mais importante".
Contudo, os lamentos eram tão pungentes que ela se sentiu inquieta. Felizmente, as duas crianças também ouviram o som e correram para ver o que se passava. A Serpente Branca seguiu-as e Garota Negra suspirou de alívio, apressando o passo.
À entrada da aldeia, o que viu deixou-a horrorizada: Cinza segurava uma faca, pronto para cravá-la no corpo do ferido.
— O que estão a fazer?! — gritou ela, correndo em direção a eles.
Cinza baixou a faca e explicou:
— Ele já não tem salvação. Em vez de sofrer assim, é melhor dar-lhe um fim rápido.
Era o desejo do pai do ferido, que não suportava ouvir os gemidos abafados do filho. O jovem ferido fechou os olhos e assentiu silenciosamente. Cinza apertou o cabo da faca; já tinha matado antes, mas nunca alguém da sua própria aldeia. Precisava de ser rápido, ou temia perder a coragem.
— Esperem! — Garota Negra tentou intervir, mas os aldeões bloquearam o seu caminho, falando todos ao mesmo tempo para a convencer, tapando-lhe a visão. Quando conseguiu olhar novamente, Cinza já tinha a faca erguida.
— Ele ainda pode ser salvo! — gritou ela.
Cinza não acreditou. Ajustou o ângulo, mirando o coração para garantir um golpe fatal. O ferido abriu os olhos por um instante e voltou a fechá-los. Tudo aconteceu em dois segundos; o ferido estava prestes a morrer.
— O que se passa aqui? — Xia Yi bocejou.
Cinza guardou a faca imediatamente, sem ousar ignorá-lo. Xia Yi desceu da cabeça da Serpente Branca, afastou a multidão e aproximou-se do ferido:
— Este homem tem algum ajuste de contas contigo?
— Jovem Mestre Divino, ele é um homem de coragem. Em vez de definhar por mais alguns momentos, é melhor partir agora — respondeu Cinza.
— Quem disse que ele só sobreviveria por mais alguns momentos? — perguntou Xia Yi.
Cinza e os aldeões ficaram atónitos. Os aldeões ainda temiam a Serpente Branca e não tinham visto quando ela curou o menino anteriormente. Xia Yi olhou para a serpente, que estendeu a cabeça sobre o ferido. Uma luz esverdeada brilhou.
O ferimento não era profundo. Dois minutos depois, a serpente levantou a cabeça e Xia Yi desfez o curativo. Os aldeões agitaram-se, receando a cena sangrenta que esperavam ver. No entanto, sob o tecido, não havia a carne em carne viva que imaginavam. Xia Yi pegou na roupa de Cinza e limpou o corpo do ferido; o sangue desapareceu, revelando uma pele intacta.
O ferido sentiu uma comichão e abriu os olhos:
— Por que ainda não o fizeram? Já não sinto qualquer dor!
Cinza apontou para o abdómen do homem.
— Ah... isto... isto... — balbuciou o homem.
Aproveitando o choque dos aldeões, Xia Yi montou na Serpente Branca e partiu da aldeia.
— Com esse teu poder, muitas pessoas vão começar a perseguir-te — disse ele, acariciando a cabeça da serpente.
A serpente sibilou, mas Xia Yi não entendeu. Ele deslizou até à boca da serpente, inclinou-se e puxou-lhe a língua. Brincando com ela, comentou:
— Se fosse o Monstro de Lama, ele certamente me obedeceria, assim como o Monstro de Carne.
O corpo da serpente enrijeceu. Ela fixou o olhar em Xia Yi. Quem seriam o Monstro de Lama e o Monstro de Carne?
— Não estavas a dizer que não te importavas? — Xia Yi deu uma palmadinha no olho da serpente, que era coberto por uma fina membrana.
A serpente sibilou sem parar, mas recusou-se a explicar. Xia Yi desistiu de tentar decifrar. Tinha outras preocupações. A sua missão era sobreviver durante três anos; se algo tivesse de acontecer, aconteceria dentro desse prazo. Decidiu chamar a Serpente Negra; caso algo corresse mal, teria alguém em quem confiar. Pensou em ver se a Serpente Negra tinha amigos de confiança para convocar também, e pagaria com as Lótus de Cinco Cores — a pequena criatura peluda ainda tinha mais de setenta delas. Aquelas flores eram vitais para os seres sobrenaturais sem artes divinas; eles não recusariam. Xia Yi ponderou usar as flores para contratar mais seres, mas temeu atrair problemas, por isso descartou a ideia.
Ao chegarem à gruta, Xia Yi disse:
— Vamos visitar a Serpente Negra.
A serpente inclinou a cabeça, confusa; tinham-se separado há apenas alguns dias.
— Preciso de falar com ela sobre algo. Vamos partir imediatamente, agora, amanhã sem falta! — Xia Yi pôs as mãos na cintura, sem aceitar recusas.
Se não fosse o facto de estar a escurecer, Xia Yi teria partido no momento. Em muitos filmes, o protagonista sofria de procrastinação e, por não agir a tempo, enfrentava consequências desastrosas. A Serpente Branca não entendia o motivo, mas sentia a ansiedade de Xia Yi, uma ansiedade que estava ligada a ela. Embora sentisse que nada de mal aconteceria, se Xia Yi queria ir, ela iria. Se encontrar a Serpente Negra o acalmasse, seria o suficiente.
Ela assentiu. Xia Yi abraçou a sua cabeça.