Capítulo 142: Escolher o caminho mais difícil?
Aquelas pessoas pareciam ter más intenções; certamente não eram homens do irmão Shan.
Como Ergui já estava famoso, ainda assim ousavam mexer com ele?
Com um sentimento de schadenfreude, caminhei na direção deles.
Parei a quatro ou cinco metros de distância.
Senti que precisava ver o que aqueles indivíduos pretendiam fazer.
— Ei, moleque, fiquei sabendo que você é bem folgado!
Ergui ergueu o olhar por um instante e logo voltou a fitar o chão.
Ele era capaz de manter aquela postura o dia inteiro; era algo que eu admirava nele.
Claro, quando estava trabalhando, ele não agia assim.
Seus movimentos eram ágeis, especialmente nos trabalhos manuais, nos quais demonstrava enorme destreza.
Isso me dava a certeza de que Ergui estava mentalmente são.
Eu realmente temia que ele tivesse enlouquecido!
Quando Ergui acabara de chegar, de fato se envolvera em algumas brigas.
Todas decididas em um único golpe. Os guardas apenas viam os adversários caídos, sem nunca o flagrarem desferindo os socos.
Os derrotados também não ousavam admitir que tinham sido espancados; naquele lugar, o respeito só era conquistado vencendo o oponente.
Recorrer a delações tornava a convivência impossível.
Afinal, todos ali cumpriam pena por crimes; quem dedurasse os outros seria desprezado por todos.
Isso impedia que qualquer um conseguisse provas contra Ergui.
Apesar das brigas frequentes, ser pego em flagrante acarretava consequências severas.
As punições leves consistiam em isolamento na solitária; as graves, no aumento da pena.
Pensando nisso, percebi que algo estava errado.
A briga geral estava marcada para o dia seguinte, e logo hoje alguém vinha provocar Ergui.
Isso... com certeza havia algo suspeito.
Recuei alguns passos; afastar-me talvez me permitisse descobrir algo novo.
Olhei ao redor e um suor frio me banhou!
Porra, havia vários grupos de pessoas observando Ergui de longe.
Dois guardas escondidos perto da janela do refeitório fixavam os olhos nele.
Um pouco mais afastados, vários homens conversavam, mas mantinham os olhares cravados naquela direção.
Eu nunca os tinha visto entre os homens do irmão Shan.
Perto da árvore ao lado de Ergui, outros indivíduos também o vigiavam.
Não pareciam curiosos comuns; a expressão deles era bem diferente.
Além disso, havia um espaço vazio ao redor de Ergui e daquele grupo, o que não fazia o menor sentido.
Dada a curiosidade natural das pessoas, era impossível que ninguém parasse para assistir a um tumulto.
Sem contar o pessoal do irmão Feng, que também não tirava os olhos de Ergui.
Tanta atenção concentrada em um ponto tão pequeno indicava que havia algo estranho!
De tão longe, já não conseguia ouvir o que diziam.
Contudo, pela feição, certamente não era nada amigável.
Ergui levantou-se de repente, e eles recuaram imediatamente.
Ficou claro que temiam Ergui de verdade.
Eu receava que ele decidisse atacar; já conseguia adivinhar as intenções daqueles observadores.
Eles queriam eliminar o obstáculo mais difícil!
Atualmente, o lutador mais formidável do grupo do irmão Shan era Ergui; tirando-o de cena, as duas facções ficariam em igualdade de forças.
O objetivo deles não era ferir alguém de verdade.
Afinal, uma briga generalizada com feridos dentro daquele lugar faria com que ninguém escapasse da responsabilidade.
O que queriam era um pretexto legítimo para golpear os chefões e desmantelar as gangues.
Ergui representava uma variável perigosa; se a luta estourasse de verdade, seria impossível controlá-la.
Caso houve feridos graves, os mandantes certamente sofreriam punições superiores.
Refletindo sobre isso, senti a tensão diminuir.
Se provocassem Ergui a ponto de ele ser levado para a solitária, até que não seria de todo mal; pelo menos ele escaparia daquela grande pancadaria.
Decidi não intervir. Minha única preocupação era que Ergui perdesse o controle e batesse forte demais.
Ergui caminhou em direção ao banheiro, e o grupo o seguiu de perto.
Os demais observadores também entraram em ação.
Os dois guardas saíram do refeitório e seguiram na mesma direção.
As outras facções também enviaram emissários para a área dos banheiros.
Enquanto caminhavam, aqueles homens provocavam Ergui em voz alta.
Ergui virou-se bruscamente, e eles pararam e se calaram na mesma hora.
Continuaram a segui-lo até a entrada do banheiro.
Ergui olhou para trás, ergueu o queixo e entrou.
Eles pararam no batente, hesitantes.
Enquanto vacilavam, os dois guardas se aproximaram.
Trocaram algumas palavras, mas eu estava longe demais para ouvir.
Momentos depois, o grupo entrou, lançando um último olhar para os guardas.
Parecia que o plano de tirá-lo de circulação estava em andamento; afinal, os acertos de contas costumavam acontecer ali dentro.
Os dois guardas ficaram do lado de fora, acendendo cigarros.
O tempo de um cigarro foi o bastante para que eles também entrassem.
Às vezes, um único cigarro permitia que muita coisa acontecesse.
Aproximei-me vagamente do banheiro. Todos tinham entrado e ninguém saía.
Aquele banheiro era tão incrível assim? Estavam batendo papo lá dentro?
Outras pessoas começaram a se aproximar do local, assim como eu.
Quando cheguei perto, ouvi gritos vindos de dentro:
— Parem! Mãos na cabeça, agachados!
Aquela voz parecia ser de um guarda.
Ergui, vê se se controla, pensei. Você pode bater nos outros detentos, mas nos guardas não!
Eu estava genuinamente preocupado que Ergui perdesse a cabeça e atacasse qualquer um.
Ficamos aglomerados na entrada, sem coragem de entrar.
Pensei que não adiantava apenas ficar plantado ali; eu precisava conferir a situação, afinal, Ergui estava lá dentro.
Criei coragem e entrei.
De repente, alguém gritou lá do fundo, correndo em minha direção.
Olhei para trás e vi um dos homens do irmão Shan — o mesmo que havia me falado sobre os privilégios.
Com o rosto tomado pelo pavor, ele correu até mim, lançou-me um olhar rápido e disparou para dentro.
Ora... ele parecia mais desesperado do que eu?
Pouco depois, saiu. Fui rapidamente ao seu encontro.
— Como está lá dentro?
— Porra, e você ainda tem coragem de perguntar? O irmão Shan mandou você cuidar dele. É assim que você cuida dele?
Fiquei surpreso. O que ele queria dizer com aquilo?
— Desculpa, fui chamado ali agorinha há pouco.
— Já era, já era, agora perdemos a parada.
Ele me ignorou e repetiu essa frase várias vezes.
— Chefe, o que aconteceu?
— Você não sabe? É uma armadilha! Tiraram seu irmão daqui, e agora ficamos sem nossa principal força. Perdemos o jogo.
— Que jogo perdido?
— Não entendeu ainda? Venha comigo.
Ele apressou o passo. Eu dividia minha atenção entre segui-lo e olhar para a porta do banheiro.
— Deixe de olhar. Seu irmão foi pego pelos guardas.
— Ah? Pego? O que vai acontecer com ele?
— Nada demais, nessa situação deve pegar alguns dias de solitária.
— Vão aumentar a pena dele?
— Não. Ele não bateu com muita força; quando entrei, vi aqueles caras caídos, ainda reclamando de dor.
Respirei aliviado. Menos mal, Ergui não havia exagerado na violência.
Já que ele estava bem, decidi acompanhar aquele homem.
Próximo ao refeitório, olhei para trás.
As pessoas começaram a sair do banheiro; Ergui vinha algemado.
Logo atrás, os outros rapazes saíam amparando uns aos outros.
Parecia que os ferimentos não eram graves, o que me tranquilizou.
Segui o homem até o refeitório, onde o irmão Shan continuava sentado no centro.
Aproximei-me do chefe com ele.
— Irmão Shan, ele chegou.
O homem deu um passo para o lado, deixando-me completamente exposto diante do irmão Shan.
— Irmão Shan!
Cumprimentei respeitosamente.
Ah!
Recebi um chute violento. Que dor! Desequilibrado, caí sentado no chão.
Segurando a perna dolorida, olhei culpado para o irmão Shan.
— Eu mandei você cuidar do seu irmão, como é que você me faz uma coisa dessas? Agora que armaram para cima dele e o tiraram daqui, como vamos fazer amanhã?
— Irmão Shan, eu juro que não queria, me chamaram bem na hora...
— Quem chamou você?
— Eu não conheço o sujeito. Ele disse que queria falar comigo sobre um assunto, e quando voltei, Ergui já tinha entrado no banheiro. O senhor pode perguntar a este chefe aqui.
Tive que inventar essa mentira, embora fosse verdade que alguém me chamara por um momento.
— É verdade?
O irmão Shan olhou para o rapaz dos privilégios — o apelido que eu havia dado a ele. Eu não sabia o nome dele, e ele tampouco me diria.
— É sim, chefe, eu o vi indo em direção ao banheiro.
Ainda bem, ainda bem; o homem dos privilégios não me decepcionou.
— Certo, desta vez vou te deixar ir. Se você não fosse amigo do irmão de Ergui, eu juro que te destruiria. Pode dar o fora!
— Obrigado, irmão Shan! Obrigado, chefe!
Agradeci efusivamente enquanto recuava, sentindo um peso enorme sair do meu peito.
Finalmente conseguira afastar Ergui daquela crise; havíamos escapado dessa.
— Xiao Liu, prepare as coisas para mim. Preciso dar um jeito de ver se consigo tirar o irmão Ergui de lá!
— Sim, chefe.
Ao ouvir aquilo, a pedra que acabara de tirar do peito voltou a pesar na minha cabeça.
Droga, como eu pude esquecer esse detalhe?
Ele tinha influência ali dentro.
E agora? Aquilo parecia muito menos garantido do que a história da caldeira contada pelo outro.
No entanto, como ele já havia começado a se movimentar, comecei a suar frio.
Se ele conseguisse tirá-lo de lá, o que eu faria? Faltavam apenas dezenas de horas.
Assim que Ergui saísse, seria arrastado diretamente para a pancadaria.
Eu nem sabia se era possível soltar alguém naquela situação.
Durante a refeição, continuei remoendo aquilo.
Não, eu precisava encontrar aquele rapaz; afinal, ele tinha contatos.
Mas ele não sabia que eu sabia de seus contatos.
Eu precisava bolar uma forma de falar com ele: pedir apenas para não soltarem o preso da solitária antes do tempo já seria suficiente, não é?
Afinal, houvera uma briga real, e as regras exigiam punição.
O tempo voava. Terminei de comer correndo para aproveitar o pouco tempo livre e tentar achá-lo.
Como da última vez, dei uma volta completa, mas não o encontrei.
Fiquei de prontidão à espera dele, mas nada.
Em alguns momentos, virava-me bruscamente na esperança de vê-lo surgir do nada.
Contudo, ele não apareceu.
Até o fim do almoço, não vi sinal dele.
Não me restou alternativa senão voltar ao trabalho com o coração apertado.
À tarde, quase fui atingido por um rolo de linha e levei uma bronca prolongada do guarda.
Só me restava pedir desculpas incessantemente; naquele lugar, ferimentos eram inadmissíveis.
Afinal, a produção representava uma fonte de lucro interno; se um detento se machucasse, a burocracia era enorme.
Exigia relatórios, broncas dos superiores e, o pior de tudo, a perda do bônus.
Pensavam que tanta vigilância sobre nós era por quê? Tudo girava em torno de interesses.
No jantar, tampouco o encontrei. Onde diabos aquele moleque se metera?
Eu estava desesperado; ele sumia justamente quando eu mais precisava. Era inacreditável.
Só me restava torcer para o dia amanhecer logo, pois haveria outro momento de recreação ao ar livre na manhã seguinte.
Arrastando meu corpo exausto, deitei-me na cama.
A beliche de cima estava vazia; Ergui não estava lá.
Enquanto eu agonizava em pensamentos, uma bolinha de papel atingiu minha cabeça em cheio!