Capítulo 141: A Data Final
Eu não dei a mínima para ele, seguindo-o sem pressa. Mantendo uma distância de dois metros dele! Ele entrou no banheiro e eu, sorrindo, entrei logo em seguida. Agora eu não estava mais com pressa; quem estava era ele. O objetivo dele não era nada modesto!
— O que foi? — fingi estar impaciente.
— O turno integral vai começar em breve, e as ações deles podem ser antecipadas. Dê um jeito de confirmar a data do ataque.
— Bem, você deve saber pelo menos quando começa o turno integral, não é? Eles certamente vão agir antes disso!
— É provável, mas não está descartado que ajam ainda antes!
Ele parecia muito preocupado com essa data, o que afetava o futuro dele, e de fato tinha capacidade para alcançar seus objetivos. Porque havia alguém o apoiando!
Ele parecia absortivo e preocupado, visivelmente fora de si, sem aquela serenidade dos dias anteriores! Nem fumar ele estava fumando. Será que ele havia descoberto algum outro segredo dos bastidores?
Depois de trocar algumas palavras comigo, ele saiu apressado. Que droga, veio aqui só para falar isso e ainda me fez engolir uma porção de ar poluído. Resmungando mentalmente, saí de lá.
A situação hoje estava diferente; era evidente que as pessoas no pátio haviam começado a se dividir em facções. Cada líder tinha o seu séquito. O Velho Hei tinha o menor grupo, e recentemente ele era o mais sossegado e comportado. A sua influência ali era a menor de todas; imaginei que ele não tinha apoio de ninguém e, para piorar, estava sem dinheiro mesmo.
Os outros chefões eram bem diferentes. O grupo do Irmão Shan era o maior; ele ainda tinha bastante poder de mobilização e, logo ao voltar, conseguiu reunir tanta gente. Infelizmente, embora tivesse muita gente, faltava união. Eram todos oportunistas, quantos seriam leais a ele de verdade?
O mais harmonioso de todos ali provavelmente era o Irmão Feng. Esse homem possuía um verdadeiro carisma pessoal e realmente fazia algumas coisas pelos seus irmãos. Por exemplo, aquela famosa recepção hostil aos novatos foi abolida por iniciativa dele. Isso fazia com que muitos dos recém-chegados à prisão sentissem uma profunda gratidão.
Onde há pessoas, há um submundo; e naquele lugar, quem é que não sofria algum tipo de dano ao chegar? Naturalmente, aqueles sem raízes acabavam se juntando ao lado dele. Além disso, as pessoas do grupo dele eram, em sua maioria, infratores de crimes leves ou indivíduos que pareciam mais normais. Com suas táticas para cativar as pessoas, era difícil não ser unido.
O grupo do Terceiro Irmão era focado na pura brutalidade, e os elementos mais perigosos estavam todos lá. Os motivos dos crimes daquela gente eram bem cruéis, e o Terceiro Irmão os acolhia. Como já foi dito, quanto mais grave é o crime, mais sérios tendem a ser os problemas psicológicos.
O Irmão Shan era diferente; o grupo dele era uma organização temporária, baseada apenas em alguns membros centrais. Uma vez que a estrutura se afrouxasse, a organização inevitavelmente desmoronaria.
Esses indivíduos tinham lá seus talentos; por algum motivo, cada um deles havia reunido pessoas capazes ao seu redor. É claro, essa era a minha visão. Afinal, eu nunca tinha visto do que essa gente era capaz. Diziam que ali havia de tudo um pouco, com especialistas em todas as trezentas e sessenta profissões imagináveis.
No momento, a pessoa mais relaxada provavelmente era eu. Como eu conhecia os objetivos de todos, podia me gabar um pouco. Que sensação ótima!
Caminhei sem pressa em direção ao grupo do Irmão Shan. Enquanto eu procurava pelo Segundo Fantasmas, alguém parou bem na minha frente. Estava de frente para o sol e não consegui ver quem era. Dei um passo para trás para conseguir enxergar seu rosto.
— Chefe, está procurando por este humilde servo?
— Não sabe que o Irmão Shan convocou uma reunião? Só aparece agora!
— Desculpe, deu uma vontade repentina e tive de ir ali.
— É muito vagabundo mesmo, haja necessidade. Se não fosse... Esquece, venha logo.
— Ah, sim.
Apressei-me em me juntar à periferia do grupo. O que ele quis dizer com aquele "se não fosse"?
O Irmão Shan estava falando bem no centro, com alguns membros principais sentados ao seu redor, incluindo o Segundo Fantasmas. Nós, os peões, ficávamos dispersos na parte de fora, fazendo a segurança!
Estava um pouco longe e não dava para ouvir direito. Mas tudo bem, o Segundo Fantasmas me contaria depois. Comecei a olhar ao redor! Através das frestas, vi que o Irmão Feng e o Terceiro Irmão também estavam dizendo algo aos seus respectivos subordinados. Apenas o Velho Hei e sua turma estavam ali conversando besteiras, papeando e tomando sol.
Será que ele havia desistido de tudo? Imaginei que, não importasse a confusão, ele sempre terminaria em último lugar. O eterno lanterninha, o que havia para disputar? Pelo menos ele ainda era considerado um chefão. De vez em quando, ele apontava e fazia gestos zombeteiros para os territórios dos outros chefões. Devo admitir que esse sujeito tinha um bom estado de espírito.
Nesse momento, comecei a invejá-lo, com aquela serenidade alheia ao mundo. Não era isso o que eu tanto desejava? Mas como fui me meter neste redemoinho?
As pessoas sempre acreditam que o que buscam é o melhor, quando, na verdade, o que lhes convém esteve sempre ao seu lado. Agora eu estava arrependido; se soubesse que eles iam sacudir as coisas desse jeito, não teria me metido nessa confusão. Se os céus me concedessem uma chance, eu daria todos os meus cigarros ao Velho Hei.
De repente, achei ele tão estiloso!
— Vitória! — O grito de "vitória" me puxou de volta à realidade.
Encarar a realidade, encarar a realidade! A reunião tinha acabado?
Também levantei as mãos junto com todo mundo! Pelo menos era preciso cooperar com as aparências. Logo depois, todos se dispersaram. O Segundo Fantasmas também voltou para a sua árvore de tungue habitual.
Havia muitas árvores de tungue daquele lado. Quando éramos crianças, chamávamos as flores que desabrochavam no verão de "pequenos bules". Usávamos uma vara de bambu ou subíamos na árvore para derrubar as flores, retirávamos a base e começávamos a chupar a pontinha. Por quê? Porque aquela pontinha era doce! As crianças mais hábeis ainda conseguiam soprar e fazer som com ela.
O Segundo Fantasmas continuava igual, sentado ali, parado como uma estátua. Será que meditar em silêncio realmente permitia compreender artes marciais profundas?
Sentei-me ao lado dele, em absoluto silêncio, tentando absorver a atmosfera.
— O ataque será amanhã! — A frase do Segundo Fantasmas me sobressaltou.
— Quer dizer que o pessoal do outro lado vai agir amanhã?
— Sim!
— Não disseram a que horas amanhã?
— Depois do telejornal!
— Entendido, guardei a informação.
A data havia sido definida afinal; eu achava que ainda teríamos de esperar alguns dias, já que a data do turno integral não havia sido marcada.
Comecei a raciocinar imediatamente. Agora que tínhamos a resposta, como responder a essa prova? Com o horário definido, o passo seguinte era avisar os outros líderes. Como eu poderia me proteger?
Amanhã seria justamente o dia em que assistiríamos juntos ao telejornal nacional. A cada meio mês havia um dia de exibição coletiva do telejornal, momento em que todos ficávamos reunidos no mesmo lugar. Isso podia ser considerado um benefício. Porém, esse exato momento se transformaria na hora mais perigosa de todas.
E ainda por cima à noitinha; no inverno, logo após o telejornal, já estava totalmente escuro. Forçar uma briga à noite assim tornava muito fácil que as coisas dessem errado. Na confusão dos socos e pontapés, era muito fácil se machucar acidentalmente.
Eu não estava preocupado comigo, mas sim com o Segundo Fantasmas. Eu não sabia fazer nada, então ninguém prestaria atenção em mim. Mas o Segundo Fantasmas, com sua habilidade formidável, certamente se tornaria o alvo principal dos ataques. Por mais forte que fosse, ele não conseguiria lutar contra tantos ao mesmo tempo. E mesmo que conseguisse, acabaria se envolvendo. Com certeza a prisão aumentaria a sua pena, e isso não era o que eu queria ver.
O que fazer? O que fazer? Ninguém viria me ajudar.
Isso, isso mesmo, havia um jeito. Autolesão; só consegui pensar nisso. Se nós dois nos machucássemos, não precisaríamos participar da briga. Essa ideia era boa, mas os critérios de avaliação ali eram complexos.
Havia a enfermaria; se o ferimento fosse julgado como leve, seria ainda pior. O Segundo Fantasmas teria de lutar ferido, o que seria ainda mais perigoso. Era preciso calibrar bem a medida!
Comecei a procurar por aquela pessoa ao redor do pátio; eu ainda precisava repassar a informação. Dei uma volta inteira e não o achei em lugar nenhum. Esse rapaz, quando a gente precisa dele, desaparece; mas quando não precisa, fica zanzando na nossa frente.
— Siga-me! Sem barulho! — Quando eu já estava prestes a desistir, a voz dele ecoou.
Será que ele era mesmo um fantasma?
Não fiz som algum, mantive-me a dois metros de distância dele e o acompanhei. De novo o banheiro!
Assim que ele entrou, caminhei devagar até a entrada. Abaixei-me para amarrar o cadarço e, certificando-me de que ninguém estava prestando atenção em mim, dei um passo para dentro.
— Está me procurando?
Ele estava ali, tragando seu cigarro descontraidamente. Vendo aquilo, meu sangue ferveu. Que atuação.
— A data deles foi definida. Será amanhã, logo após a exibição do telejornal.
— Ah? Escolheram logo esse horário, sabem mesmo escolher. Certo, já sei.
Dito isso, ele começou a caminhar para fora.
Ora essa, ele realmente me tratava como um mero pombo-correio?
— Eu...
— O quê, ainda tem algo a dizer?
Ele se virou, sem sequer olhar para mim. Continue arrogante, só espero o dia em que poderei dar o troco.
— É que... Chefe, o senhor acha que, já que eu e meu irmão resolvemos isso, poderíamos inventar um motivo para nos afastar? Não queremos nos meter em águas turvas.
Pensei nisso de repente; afinal, em situação de desespero, qualquer tentativa é válida. Talvez ele tivesse um jeito!
Ele emitiu silêncio, tragando o cigarro profundamente. Cada tragada me deixava tenso e apreensivo. Fale logo, pensei comigo, mas não ousei apressá-lo; talvez estivesse avaliando a situação.
O cigarro acabou, e eu aguardava o veredito. Ele levantou a cabeça e olhou para mim. Seria possível que houvesse esperança?
— Os superiores vão vir amanhã à noite, a caldeira vai precisar de gente. Vocês dois vão para lá.
— Ah, chefe, sério mesmo?
Fiquei emocionado, aquilo era realmente uma oportunidade. Espere, como ele sabia disso? Sabia até mesmo os movimentos da liderança?
E ainda por cima amanhã à noite. Não estava certo, será que ele já sabia da situação de amanhã com antecedência? O que diabos esse homem pretendia fazer?
Esquece, melhor não pensar nisso. O importante era que eu e o Segundo Fantasmas estivéssemos seguros.
— Sim. Amanhã, assim que começar o telejornal, eu levo vocês dois.
— Certo, certo, muito obrigado, chefe!
— Não há de quê. Sabe por que eu procurei você?
Fiquei atônito com aquela pergunta repentina.
— Não é porque sou novato aqui e não tenho raízes?
— Hehe, até que você é esperto.
— Obrigado pelo elogio, chefe!
— Pessoas espertas costumam morrer cedo!
— Ah, isso...
— Afinal, você me ajudou, e eu sou um homem que paga o que deve.
— Então agradeço antecipadamente ao senhor.
Olhando para as costas dele enquanto se afastava, tive a sensação de que ele ainda tinha algo a dizer, mas eu não conseguia adivinhar o quê.
Saí do banheiro sentindo o mesmo peso na alma. Eu sempre achei que estava manipulando os outros, mas descobri que, na verdade, nunca havia saído do tabuleiro de xadrez. Meu Deus, como podia haver tantas pessoas calculistas por aí? Eu estava sempre seguindo os passos dos outros!
Era melhor ser obediente. E se ele decidisse não me ajudar amanhã?
Cresceu em mim o ímpeto de correr até o Segundo Fantasmas para lhe contar a novidade. Mas, assim que me aproximei dele, vi que já estava cercado por várias pessoas!