Capítulo 140: Uma Vila Oculta (Parte II)

A Sombra do Estilo Kage de Konoha Folhas vermelhas revelam o mistério. 3812 palavras 2026-03-31 15:27:01

Hanyu regressou a Konoha e, pela última vez, encontrou Mitsukaze.

No pátio silencioso, ela permanecia como da última vez, sentada na mesma cadeira, banhando-se ao sol. Mitsukaze vestia camadas de roupas espessas que a envolviam quase por completo, deixando apenas o rosto à mostra, adornado pelo seu sorriso de sempre. O seu estado de espírito parecia bom, e o ventre proeminente indicava que ela nutria uma nova vida. Contudo, naquele momento, Hanyu sentiu que não conseguia, de forma alguma, quebrar o silêncio que se instalara.

Foi Mitsukaze quem tomou a iniciativa:
— Hanyu... sabes qual é o meu nome?
— O teu nome?
Hanyu hesitou e balançou a cabeça. Mitsukaze era apenas uma alcunha. O seu apelido era, naturalmente, Senju, mas nunca ouvira ninguém pronunciar o seu nome próprio.
— Pois é, claro que não saberias, pois nunca te disse. Misaki. O meu nome é Senju Misaki... embora já não restem Senjus, por isso, resta apenas Misaki. "O desabrochar das flores na estrada", esse é o significado de "Saki". Misaki significa "o desabrochar na estrada, um futuro promissor". Foi o nome que o Primeiro Hokage escolheu para mim antes mesmo de eu nascer. Que tal? Consegues sentir a expectativa gentil de um pai pela sua filha?
O pai... ele era verdadeiramente uma floresta densa e exuberante. Foi o shinobi mais grandioso que já existiu; pacificou o mundo caótico e fundou Konoha. Como alguém de Konoha, eu não precisava de ser forte; bastava-me ser uma flor sob a proteção da floresta, exibindo as minhas cores mais belas no momento certo... Mas quem diria que eu nem sequer seria capaz de cumprir isso? A fragilidade com que nasci era um problema sem solução.

Para Senju Hashirama, o facto de a sua filha ter um poder de combate de cem ou mil era irrelevante; afinal, ela nunca superaria os seus antecessores. O problema de Mitsukaze era que o seu poder de combate era zero. A filha do Deus dos Shinobi não ser sequer uma ninja era algo difícil de aceitar. Talvez ela tenha levado muito tempo até assimilar essa realidade e adaptar-se aos olhares alheios.

— Hanyu, como podes ver, fui assim do nascimento até à morte. Herdei o sangue dos antepassados, mas não o seu poder. Misaki, Misaki... o meu nome acabou por refletir um significado oposto à expectativa do meu pai. "Misaki", ou seja, "aquela que nunca floresceu". Essa interpretação é a que melhor me define.

Hanyu ouvia em silêncio, incapaz de oferecer conforto. Consolações superficiais seriam apenas uma forma irresponsável de validar o sofrimento alheio, e Mitsukaze não precisava disso.

— A decisão mais importante da minha vida, o ato mais significativo, foi levar o clã Senju ao "ocultismo". Pode dizer-se que fui eu quem destruiu o clã com as minhas próprias mãos, mas também fui eu quem permitiu que os Senju perdurassem para sempre. Por isso, embora a perda do nome Senju seja algo doloroso, não é algo de que me arrependa... mesmo perante o meu pai, posso afirmar isto. Embora a razão me diga isto, o coração tem dificuldade em perdoar as minhas próprias ações. Para o Primeiro e o Segundo, a sua grande obra não foi glorificar o clã Senju, mas sim criar esta aldeia onde pisamos. O clã Senju desapareceu, mas Konoha continuará. A "existência" de uma pessoa, incluindo a sua própria vida e a memória daqueles três gerações acima e abaixo, dura apenas um século; contudo, a obra do Primeiro e do Segundo perdurará para sempre. De qualquer forma, sempre fui alguém que admirava o meu pai profundamente.

Hanyu pensou que, com um pai daqueles, qualquer um o admiraria e sentiria orgulho.

— O Primeiro Hokage é o sol, e eu nem sequer chego a ser uma chama de vela.
Se partirmos da perspetiva de um "ninja", a analogia de Mitsukaze não é exagero.

— Independentemente dos motivos, ocultar o nome Senju foi uma forma de destruição. O tormento que sofri por causa disso é indescritível... mas, se a vida de alguém consiste apenas em destruir sem criar, que vida lamentável seria. Por isso, antes de morrer, precisava de concluir uma última tarefa. A guerra, a partida de entes queridos, o nascimento dos filhos... o tempo da minha vida foi limitado, mas, por ter vivido tanto, pareceu-me longo. Os meus pais deram-me o espírito e o corpo, a fama dos Senju da Floresta deu-me orgulho e autonomia, o meu marido foi a minha alma gémea, os meus filhos são a continuação do meu sangue, e tu... talvez soe arrogante, mas se existe algo na minha vida que possa chamar de "obra", és tu, Hanyu. A Konoha dos antepassados é a Konoha deles, mas a minha Konoha és tu, Hanyu.

Isso era algo que Mitsukaze decidira logo após conhecer Hanyu. Como ela disse, não sendo uma ninja como o pai ou o tio, não tinha capacidade para criar uma aldeia oculta, mas ninguém quer terminar a vida sem deixar rasto. Assim, Mitsukaze criou uma pequena "aldeia" composta por uma única pessoa.

Ao dizer isto, o olhar de Mitsukaze era natural e sereno, mas ao mesmo tempo tão intenso que Hanyu sentiu-se submerso, perdendo o fôlego. Era uma afirmação sufocante, algo que ele nunca imaginara. O pensamento de Mitsukaze, como uma estrela ardente, pressionava-o, querendo dissolvê-lo, enquanto o peso imenso parecia esmagar o seu corpo contra a terra. Ninguém consegue suportar o peso da vida de outra pessoa, mas ela forçou Hanyu a aceitá-lo.

Há muito, Mitsukaze tratava Hanyu com extrema bondade, mas nada se comparava ao impacto daquelas palavras. Naquele instante, além da asfixia, Hanyu não sabia o que dizer.
— Mestra Mitsukaze... é demasiado caprichosa.
— Porque sei que este último capricho da minha vida será, de qualquer forma, perdoado.

Sim, ela sempre seria perdoada.

Hanyu pensou um pouco, respirou fundo e disse:
— Mestra Mitsukaze, sempre fui alguém de poucas palavras e ações ponderadas, mas deve saber que também tenho as minhas próprias convicções. Ideias que talvez nem eu consiga descrever com precisão, mas que estão enraizadas em mim... Sou apenas um estranho em Konoha. Mesmo que tenha expectativas sobre mim, o futuro é volátil; talvez eu acabe por destruir esta aldeia.

As palavras de Hanyu podiam soar arrogantes, mas Mitsukaze compreendeu-o.
— Seguindo o teu raciocínio, um dia, Sarutobi também poderá destruir Konoha... Hanyu, tem mais confiança em ti mesmo. Quem pode prever o futuro? Além disso, sou alguém cujo tempo parou no presente. O futuro... é demasiado distante. E, se um dia decidires destruir esta aldeia, significará que, no teu julgamento, ela já não merece ser protegida; talvez deva mesmo ser destruída. E se conseguires destruir algo que deveria ser destruído, não significará que finalmente venci o meu pai? Talvez até ficasse feliz com isso.

A última frase era uma brincadeira. Ela não acreditava que fosse necessário Hanyu destruir Konoha, mas, ao mesmo tempo, deixava uma margem de tristeza — qualquer que fosse o destino de Hanyu, ela já não estaria lá para ver, então por que se preocupar?

Hanyu não rejeitava a ideia de ser a "obra" de Mitsukaze. Ela era a sua mestra de ninjutsu, mas, na verdade, para Hanyu, a "obra" de Mitsukaze era a lâmina que ele empunhava, pois os seus pensamentos eram incontroláveis. O conhecimento dela tornara-se a sua arma, mas essa arma só obedecia às suas próprias mãos. Contudo, apenas Hanyu se preocuparia com tais distinções; para Mitsukaze, não era necessário ser tão minucioso.

Influenciar o pensamento de um adulto não é tarefa fácil, e Hanyu sempre tentara manter a sua independência, mas, no fundo, ele sabia que já estava profundamente marcado por Mitsukaze. Por mais que negasse, por mais que a sua vontade fosse firme, ele não deixara de ser humano. E, enquanto possuísse humanidade, nunca poderia permanecer indiferente a ela. Hanyu sempre vivera só, mas nunca se sentira solitário. E, no entanto, sentia-se a afundar num luto cada vez mais profundo — um sentimento que não seria tão intenso se não fossem as últimas palavras dela.

— Hanyu, vai-te embora. O que tinha a dizer está dito... Tu és o único que não deveria suportar o som do meu lamento antes da morte.

Mitsukaze apressou a sua partida. A sua voz tremia, embora o sorriso no rosto permanecesse vívido. Ela suportava uma dor insuportável, mas, por ser a mestra de Hanyu, mantinha a dignidade até ao fim, recusando-se a mostrar o seu lado mais frágil ao seu único discípulo.

Hanyu assentiu e virou-se. Após dar dois passos, voltou-se uma última vez:
— Mestra Mitsukaze, ouvi dizer que os artistas mais célebres costumam viver no anonimato, e que o valor das suas obras só é reconhecido após a sua morte... Acha que este reconhecimento tardio é algo bom ou mau?
— Se tivermos de escolher, é claro que é bom. É melhor tarde do que ser ignorado, Hanyu.

Hanyu assentiu e continuou:
— Mestra Mitsukaze, quer a vida dure trinta ou sessenta anos, comparada com o tempo infinito, é apenas um instante. Depois do tempo, resta apenas um tempo ainda mais eterno. Por isso, desejo que, de agora em diante, sejas tratada com gentileza pelo tempo infinito e interminável.
— Hanyu, isso não soa a alguém de poucas palavras... mas compreendo. Seja qual for a tua expectativa, cumprirei o teu desejo. É um pacto inalterável entre nós. Durante todo esse tempo que mencionaste, nada mudará. Por isso, vai, Hanyu, e fica em paz.

Hanyu virou-se e, sem dizer mais nada, afastou-se do pátio. O tempo é infinito, mas deveria a tristeza humana perdurar para sempre? Não deveria ela continuar?

No décimo nono ano da era de Konoha, a Primeira Grande Guerra Ninja, tendo como gatilho latente a morte do Primeiro Hokage... terminou.