Capítulo 57 — Mau gênio

Domar bestas começa com a compreensão da linguagem dos pássaros Huo Xiao 2401 palavras 2026-07-31 00:36:19

Após queimar as calças sujas de sangue, Gu Chan sentou-se à mesa para comer.

Devido a uma leve dor abdominal, ela mal conseguiu comer antes de se sentir satisfeita.

Nesse momento, Ma Zheng irrompeu de repente pela porta: — Chefe, vamos! Vamos à casa do mestre Erniu aprender técnicas de caça!

— Hoje não dá, você precisa me acompanhar à vila para comprar uma calça — respondeu Gu Chan com o rosto rígido.

— Ah? Você não tem calça para vestir? — Ma Zheng perguntou, parecendo um pouco descontente.

A irritação de Gu Chan subiu imediatamente à cabeça: — Então vá procurar Zhao Erniu sozinho! Não venha me aborrecer aqui, suma!

— ... — ficou sem jeito Ma Zheng.

Zhang Wanshan, sentado ao lado, também ficou paralisado.

Ele tinha a forte sensação de que Gu Chan estava muito estranha hoje, com um gênio muito mais forte do que o habitual, embora não soubesse explicar exatamente o porquê de tal mudança.

Porém, Ma Zheng recebeu o grito com uma expressão magoada e, baixando a cabeça, disse: — Tá bom, então eu te acompanho até a vila! Não fique bravo.

— Ai! Eu... desculpa, não consegui me controlar agora há pouco — suspirou Gu Chan, pedindo desculpas com um tom resignado.

Ela também não queria agir assim, mas no momento não conseguia se controlar, restando-lhe apenas expressar suas desculpas a Ma Zheng.

Ma Zheng tirou o arco e a aljava de flechas das costas, colocou-os de lado e disse a Zhang Wanshan: — Vovô Zhang, por favor, olhe isso para mim, volto daqui a pouco para buscar.

— Certo, vão lá! Cuidado no caminho — assentiu Zhang Wanshan.

Gu Chan levantou-se imediatamente e partiu com Ma Zheng em direção à vila.

Eles mal haviam saído da aldeia quando deram de frente com o filho do chefe da aldeia, que estava voltando da vila.

Ao vê-lo, Gu Chan ficou surpresa: — Você não tinha ido à vila comprar um galo grande ontem de manhã?

— Sim! E não foi isso que eu comprei? Custou-me exatos cento e trinta taéis de prata! — o filho do chefe da aldeia apontou para o cesto nas costas, com uma expressão de quem sentia a dor da perda no bolso.

Gu Chan e Ma Zheng aproximaram-se para dar uma olhada e sentiram uma vontade incontrolável de rir.

Aquilo que ele havia comprado não era um galo grande de jeito nenhum! No máximo, podia ser chamado de um pequeno galo.

O tamanho daquele frangote era apenas metade da galinha velha que ele tinha em casa, e ainda assim custara cento e trinta taéis de prata.

Na opinião de Gu Chan, aquele frango valia no máximo cem taéis de prata, estourando, e nunca aquela fortuna toda.

O filho do chefe da aldeia sentiu-se um pouco culpado sob o olhar de Gu Chan e tratou de mudar de assunto: — A esta hora da manhã, para onde vocês vão?

— Vamos ao mercado comprar calças — respondeu Gu Chan calmamente.

— Ah, entendi, podem ir então! Vou voltar para casa primeiro, a galinha velha lá de casa com certeza já está impaciente.

— Você foi para a vila ontem de manhã e só está voltando hoje bem cedo. Será que você passou a noite passada se divertindo na zona de meretrício? — questionou Gu Chan diretamente, acertando em cheio.

O filho do chefe da aldeia entrou claramente em pânico e, rindo sem jeito, disse: — Vocês dois são apenas duas crianças pirralhas, o que entendem? Só sabem falar besteira, não vou mais dar trela para vocês, tenho que ir para casa.

Dito isso, com o frangote nas costas, ele partiu quase correndo.

Os dois assistiram à cena rindo a valer.

O que significava ter a consciência pesada?

Não era exatamente aquilo que o filho do chefe da aldeia estava demonstrando? Ele com certeza passara a noite passada em um prostíbulo e, além disso, aquele frango certamente não custara cento e trinta taéis; ele inventara aquele preço alto para desviar o dinheiro e ir gastar na boemia.

— Hum! Ora vejam, os homens são mesmo animais que pensam com a parte de baixo do corpo, que nojo!

Murmurou Gu Chan consigo mesma antes de retomar o passo e continuar o caminho junto com Ma Zheng.

Devido ao mal-estar físico, Gu Chan não conseguiu caminhar tão rápido quanto da última vez, e quando ambos chegaram ao mercado da vila, já passava muito perto do meio-dia.

Encontrando uma barraca de macarrão frio, Gu Chan sentou-se, pediu uma tigela e disse para Ma Zheng comer primeiro, enquanto ela mesma se dirigia a uma alfaiataria ali perto para comprar calças.

— Jovem, deseja comprar roupas? — perguntou o dono da alfaiataria assim que Gu Chan entrou no estabelecimento.

Olhando para trás do balcão, Gu Chan percebeu que o proprietário era um homem de meia-idade, na casa dos quarenta anos, com um rosto afilado e uma fisionomia que lembrava a de um macaco. Seus olhos eram miúdos e ele os estreitava ao encarar os outros, exalando um ar calculista.

O traço mais marcante, no entanto, era a calvície do indivíduo: o topo da cabeça brilhava intensamente, exibindo um clássico visual de ilha cercada por mar, o que, combinado com suas vestes relativamente refinadas, dava-lhe um ar bastante cômico.

Por isso mesmo, pensava Gu Chan:

Desde que chegara àquele mundo, ela realmente não vira nenhum homem ou mulher de beleza estonteante.

O único homem de aparência atraente fora aquele rapaz de preto que morrera nos campos baldios no dia anterior; e, entre as mulheres, a que ostentava alguma beleza era Qin Xiang, a patroa da loja de utensílios.

Desviando o olhar do rosto do alfaiataria, Gu Chan fitou as várias calças penduradas na loja e disse: — Vim comprar calças.

— Que tipo de tecido você quer? — inquiriu o dono.

— Deixe-me dar uma olhada primeiro. Pode cuidar dos seus afazeres — respondeu Gu Chan, agitando a mão sem se virar.

Ao ver aquilo, o alfaiataria imaginou que a "cliente" não trazia muito dinheiro consigo e perdeu o interesse, voltando a conversar com o aprendiz que organizava os tecidos ao lado: — Aprendiz, ficou sabendo? Nesses últimos dois dias, o ricaço Wang está desesperado, vasculhando a cidade inteira atrás daquele paladino chamado Batman, mas não consegue encontrá-lo de jeito nenhum!

— Bem feito para ele! Acho até que o Batman pegou leve; roubou só algumas centenas de taéis de prata e duas ervas espirituais. Se fosse eu, teria esvaziado o tesouro inteiro dele — murmurou o aprendiz em voz baixa, com um ar indignado.

— Você quer morrer, mas eu não! Não fique falando besteira por aí — advertiu o patrão com um sorriso enigmático.

O aprendiz fechou a boca prontamente, demonstrando prudência.

Ouvindo aquilo de lado, Gu Chan conteve o riso, sentindo que o ato que cometera não fora de todo errado, pois pelo menos granjeava o apoio do povo comum.

No entanto, ela também estava sob forte pressão.

No dia seguinte, teria de entregar a erva espiritual ao magistrado no yamen, mas naquele momento ela não tinha nenhuma erva consigo, muito menos podia voltar ao tesouro da mansão do ricaço para buscá-las.

Afinal, o tesouro só continha aquelas duas ervas espirituais, e ela já levara ambas.

Agora, Gu Chan não sabia onde encontrar outra erva e ainda sofria com as cólicas da sua primeira menstruação, o que a deixava extremamente irritada.

— Esqueça, preciso me acalmar e comprar o que é necessário primeiro — consolou-se mentalmente, dando um longo suspiro para conter a agitação interior.

Em seguida, olhou para um par de calças feitas de um tecido um pouco melhor à direita e disse: — Chefe, eu quero esta aqui. O tamanho deve servir em mim.

— É claro, são calças de criança, como não serviriam em você? — resmungou o dono com desdém, aproximando-se para retirar a peça e entregá-la a Gu Chan.

Ela pegou a calça, tateou-a cuidadosamente e achou o toque bastante confortável. Sem sequer perguntar o preço, enfiou a mão na manga, retirou um lingote de vinte taéis de prata e jogou-o para o lojista: — Quero duas mudas com este mesmo tecido.

— Sim, sim, sim! Vou separar para o senhor imediatamente — o dono apanhou a prata, e sua atitude mudou instantaneamente para uma cordialidade extrema, olhando para Gu Chan com outros olhos.

Com o rosto rígido, Gu Chan pensou que, em circunstâncias normais, ela não agiria daquela forma.

Mas como estava naqueles dias e o humor não andava nada bom, se o cara ousasse menosprezá-la, ela o esmagaria na base do dinheiro.

O dinheiro faz até os demônios moverem moinhos, e a patroa aqui tem pavio curto.