Capítulo vinte e sete: Há muitas coisas boas por aqui, que sorte a nossa.
O que a deixava ainda mais incomodada eram as moscas, que zumbiam ao redor daqueles alimentos e pousavam sobre eles de tempos em tempos, causando-lhe uma náusea profunda.
Su Tiantian conteve o impulso de vomitar, puxou levemente a manga de Carlos e sussurrou: "Carlos, é melhor irmos ver outro lugar."
Carlos pareceu notar o desconforto dela e, inclinando a cabeça, perguntou: "O que houve? Você não gostou daqui?"
Su Tiantian balançou a cabeça e forçou um sorriso: "Não, é só que... não estou com muita fome."
Carlos não insistiu e assentiu: "Está bem, então vou levá-la para ver outras coisas."
Ele a guiou pelo mercado, fazendo voltas e mais voltas, tentando encontrar algo que despertasse o apetite dela.
"Veja, aquilo é uma torta feita com ovos de pássaro-trovão. Gostaria de provar?" Carlos apontou para uma barraca próxima.
O local estava cercado por pessoas, e o ar estava impregnado com um cheiro de queimado. Su Tiantian, porém, não tinha apetite algum; ela conseguia ver, inclusive, algumas penas presas no enorme ovo de pássaro-trovão.
"Melhor não..." Su Tiantian resistiu à náusea e negou com a cabeça.
Carlos a levou, então, a uma banca de carne assada. Desta vez, a carne parecia um pouco mais normal, ao menos não estava ensanguentada.
"E esta? É carne de javali preparada de um jeito especial, o sabor é excelente." Enquanto falava, Carlos pegou um pedaço e o levou propositalmente até o nariz dela para que pudesse sentir o cheiro.
Contudo, aquele odor sanguíneo misturado a um aroma estranho não despertou a fome de Su Tiantian; pelo contrário, fez com que ela sentisse ainda mais vontade de vomitar.
"Carlos, eu realmente não consigo comer..."
"Hum... então o que você gostaria de comer? Vou procurar para você. Afinal, lembro que você não jantou antes de vir para cá. Deve estar com muita fome agora."
Su Tiantian pensou um pouco e, em sua mente, surgiram imagens familiares: arroz fumegante, legumes salteados, costelinhas ao molho agridoce...
"Eu queria comer arroz, queria comida salteada..." A voz de Su Tiantian embargou. Fazia muito tempo que ela não provava o sabor de sua terra natal.
Como não embargar? Antes, ela estava acostumada a refeições reais, e o contraste brutal ao ver aquelas coisas era tanto que, se ela não tivesse caído de joelhos chorando ali mesmo, já era um milagre.
Carlos ficou atordoado, claramente sem entender o que seriam aquele "arroz" e "comida salteada".
"O que é isso?" perguntou ele, curioso.
Su Tiantian percebeu então que ali não havia o costume de cozinhar arroz, muito menos de saltear alimentos.
Ela balançou a cabeça desanimada e sorriu com amargura: "Não é nada. Vamos apenas procurar algo de que eu precise, e eu mesma cozinharei quando voltarmos."
Embora não tenha encontrado especiarias convencionais ou arroz no mercado, Su Tiantian ainda encontrou muitas coisas boas.
Alguns grãos de nomes desconhecidos, de cores vibrantes e bem cheios, exalavam um aroma peculiar; pareciam trigo, mas também lembravam feijão, e estavam empilhados ordenadamente em sacos de pele de animal.
"O que é isto?" Curiosa, Su Tiantian pegou um punhado e aproximou do nariz. Um perfume suave e refrescante subiu, revigorando seu espírito.
"Isto é o Grão-de-Fogo, um cereal exclusivo da nossa região. Pode ser moído e transformado em farinha para fazer pães, o sabor é muito bom." O dono da banca era um homem-fera da tribo dos ursos, de físico robusto, que apresentava seus produtos com entusiasmo.
"Quanto custa?" Su Tiantian interessou-se pelo cereal exótico e quis comprar um pouco para experimentar.
Antes mesmo que ela pudesse falar, Carlos estendeu a mão por trás dela, com os dedos bem definidos segurando uma moeda de ouro, e a entregou ao homem-fera.
O vendedor aceitou a moeda e, sorridente, encheu um saco grande de Grão-de-Fogo para Su Tiantian.
Ela olhou para Carlos e sorriu: "Como sabia que eu queria comprar?"
Carlos arqueou as sobrancelhas e retrucou: "Seus olhos não conseguiam se desviar, como eu não saberia?"
Su Tiantian mostrou a língua de forma brincalhona e continuou a passear pelo mercado.
Em um canto, encontrou uma banca de especiarias. Várias plantas de formas estranhas, exalando aromas peculiares, brilharam aos seus olhos.
Algumas plantas de cheiro forte estavam amarradas em pequenos maços; de cor acinzentada e aparência simples, eram mantidas separadas em uma caixa de osso.
"O que é isto?" perguntou Su Tiantian, apontando para as plantas acinzentadas.
"Esta é a Erva-Repelente. Pode ser usada para afastar insetos ou como incenso. O aroma é muito especial." O dono da banca, um homem-fera da tribo das raposas, de aparência franzina, disse enquanto abria a caixa de osso para que ela sentisse o cheiro.
Su Tiantian aproximou-se e um aroma picante e penetrante subiu direto à sua cabeça, fazendo-a espirrar.
"Que forte!" Ela cobriu o nariz, com os olhos lacrimejando.
"Hehe, o cheiro desta Erva-Repelente é um pouco intenso, mas o efeito é excelente. Basta colocar um pequeno maço no quarto e garanto que nenhum inseto se aproximará durante toda a noite", disse o homem-fera, sorridente.
Su Tiantian pensou um pouco e, embora o cheiro não fosse agradável, achou que poderia servir para temperar alimentos, então comprou alguns maços.
Claro, quem pagou foi Carlos.
Em outra banca, Su Tiantian encontrou ervas medicinais secas. Pareciam comuns, mas ela conseguia sentir que continham uma energia peculiar.
"Estas ervas servem para curar doenças?" perguntou ela.
"Sim, são ervas que usamos frequentemente por aqui, capazes de tratar várias enfermidades." O dono da banca era um homem-fera da tribo dos cervos, de semblante bondoso, que explicava pacientemente as propriedades de cada uma.
Su Tiantian interessou-se muito, observando cada erva atentamente e perguntando sobre suas utilidades.
"Esta serve para dor de cabeça, esta para estancar sangue, esta para aliviar a dor..." O homem-fera respondia a cada dúvida.
Su Tiantian ouvia com atenção; algumas ervas, além de curar, poderiam servir para caldos, culinária e até cuidados de beleza. Ela se perguntava se aquelas serviriam para tais fins.
Assim, comprou uma grande quantidade de ervas, enchendo um saco inteiro.
Carlos, sem dizer uma palavra, pagou prontamente.
Em um canto, Su Tiantian encontrou uma banca de mel. O dourado do mel exalava um aroma doce e tentador que a fez salivar.
"Chefe, quanto custa este mel?" perguntou ela.
"Uma moeda de prata por pote." O dono era um homem-fera da tribo dos porcos, gordinho e baixo, que respondeu com preguiça.
Su Tiantian olhou para o pote; era pequeno, do tamanho da palma da mão, e custava uma moeda de prata. Achou um pouco caro.
"Tão caro assim?" hesitou ela.